• Alex Fraga

Ponta Porã - Festival de Cerveja Artesanal teve apresentação de pesquisa acadêmica

Eder Rubens - -

O II Festival Internacional Cultural de Cerveja Artesanal ocorrido de 14 a 16 de novembro de 2019, no Parque dos Ervais em Ponta Porã, fronteira com Pedro Juan Caballero-Paraguai não foram somente momentos de descontração e entretenimento, mas também de troca de conhecimento, apresentação de pesquisas e inovação do mercado de cerveja artesanal de Mato Grosso do Sul.


O evento teve três dias de exposição e degustação com a participação de 15 marcas de cerveja artesanal produzidas nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Bonito e da cidade irmã Pedro Juan Caballero, com dezenas de sabores e estilos.O público que compareceu ao Parque dos Ervais pode conferir um trabalho de pesquisa tratando do Lúpulo, desenvolvido pelos alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Ponta Porã.


O Lúpulo é utilizado da fabricação de cerveja, especificamente durante a fervura e a sua função é muito importante não só por contra-balancear o extremo dulçor do malte, mas por ser um conservante natural. O evento realizado pela Prefeitura de Ponta Porã com organização da Fundação de Cultura e Esporte-FUNCESPP e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo, Associação de Cervejas Artesanais de Mato Grosso do Sul –ACERVA-MS, Associacion de Cerveja Artesanal de Amambay-Paraguai e Liga Cerveja MS, também ofereceu gratuitamente um curso de produção de cerveja artesanal. O curso foi oferecido pela ACERVA-MS, sendo ministrado pelos professores Carlos Carollo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campo Grande e Daniel Laporte da Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande, ambos associados da ACERVA-MS.


Na oportunidade os alunos receberam aulas teóricas e práticas, uma apostila dada gratuitamente aos participantes contendo o passo a passo da produção de Cerveja Artesanal e receitas para os entusiastas da produção cervejeira. Durante o curso os alunos acompanharam toda etapa de produção de 40 litros de cerveja artesanal em dois estilos sendo um American Blonde e uma Brow Ale, feita em uma panela desenvolvido pela Empresa Brew One como fruto de pesquisa do Professor Carlos Carollo e Daniel Laporte como parte da incubadora de pesquisa da UFMS-Campo Grande. “Fora quatro anos de pesquisa e experimentos para conclusão da panela, que esta patenteada e tendo uma excelente aceitação entre os produtores de cervejas artesanais de Mato Grosso do Sul” disse Carlos Carollo.


Carollo lembrou ainda que o invento construído em inox totalmente automatizado, com fermentador pressurizado, possibilita simplificar a produção, sendo compatível com qualquer geladeira, um equipamento capaz de realizar todas as etapas de produção tendo controlador integrado para mosturação e fermentação. A invenção dos professores acadêmicos foi patenteada e será lançada oficialmente durante o Festival de Cerveja Artesanal nos próximos dias 29 e 30 de novembro, com realização da ACERVA MS em Campo Grande.


0 visualização

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W