• Alex Fraga

Ponta Porã – Festival de Cerveja Artesanal tem expansão do mercado de produção de MS

Eder Rubens - -


O Segundo Festival Internacional Cultural de Cerveja Artesanal ocorrido de 14 a 16 de novembro de 2019, no Parque dos Ervais em Ponta Porã, fronteira com Pedro Juan Caballero-Paraguai apresentou o que existe de melhor da produção cervejeira de Mato Grosso do Sul. O evento teve três dias de exposição e degustação com a participação de 15 marcas de cerveja artesanal produzidas nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Bonito e da cidade irmã Pedro Juan Caballero, com dezenas de sabores e estilos.


O Festival de Cerveja Artesanal de Ponta Porã contou com uma excelente estrutura, shows musicais e proporcionou ao público fronteiriço a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura de produção e apreciação da bebida mais consumida no país. O evento realizado pela Prefeitura de Ponta Porã com organização da Fundação de Cultura e Esporte-FUNCESPP e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo, Associação de Cervejas Artesanais de Mato Grosso do Sul –ACERVA-MS, Associacion de Cerveja Artesanal de Amambay-Paraguai e Liga Cerveja MS, ofereceu gratuitamente um curso de produção de cerveja artesanal. O curso foi oferecido pela ACERVA-MS, sendo ministrado pelos professores Carlos Carollo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campo Grande e Daniel Laporte, da Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande.


Na oportunidade os alunos receberam aulas teóricas e práticas, uma apostila dada gratuitamente aos participantes contendo o passo a passo da produção de Cerveja Artesanal e receitas para os entusiastas da produção cervejeira. Durante o curso os alunos acompanharam toda etapa de produção de 40 litros de cerveja artesanal em dois estilos sendo um American Blonde e uma Brow Ale, feita em uma panela desenvolvido pela Empresa Brew One como fruto de pesquisa do Professor Carlos Carollo e Daniel Laporte como parte da incubadora de pesquisa da UFMS-Campo Grande. Mato Grosso do Sul figura entre os dez principais polos de produção de cerveja artesanal do país, apresentando um crescimento significativo com produção de receitas e sabores que exaltam a identidade cultural do estado.


O II Festival de Cerveja Artesanal de Ponta Porã em sua segunda edição contou com a presença de 15 marcas: Prosa Beer, Morena Beer, Koch Beer, Eden Beer, Canalhas, Onze Onze, Panda Beer, Barba Biers, BD Cervejas Geniais e Argenta de Campo Grande, Carcara, Via Malte e Prozas de Três Lagoas e Bonito Beer da cidade de Bonito, além das marcas de Pedro Juan para degustação nos quiosques espalhados pela Praça de Eventos do Parque dos Ervais.,Para os empreendedores do mercado de cerveja artesanal em Mato Grosso do Sul, vários são os desafios para expansão do setor, como o alto custo de produção, impostos, formação de público avido para degustação do produto, expansão dos produtos para consumo em bares, pubs e restaurantes do Estado e a qualificação no atendimento para ampliar o conhecimento do público consumidor.


No entanto o mercado demonstra aquecimento com o surgimento de diversos bares especializados em cerveja artesanal e microempresas criando seus próprios espaços como é o caso da Eden Beer, Prosa, Canalhas e Koch Beer de Campo Grande, Bonito Beer de Bonito e Prozas, Carcara e Via Malte de Três Lagoas que possuem locais temáticos para os consumidores e produzem uma boa quantidade de cerveja artesanal para comercialização. Para o Osir Afonso Tesari, proprietário da Morena Beer de Campo Grande um dos primeiros a apostar no mercado de cerveja artesanal em Mato Grosso do Sul, o setor vem apresentando crescimento nos últimos anos.



“O setor vem crescendo, porém de forma gradativa, os investimentos para produção de cerveja artesanal são altos e o retorno não é imediato. O Festival em Ponta Porã é uma excelente oportunidade para expandir o mercado, manter contatos com bares, restaurantes e aquecer a venda”. Outro empresário do setor que enalteceu o Festival de Cerveja Artesanal em Ponta Porã, foi Leonardo da Prozas de Três Lagoas que vê o evento como uma forma de expandir a marca no Estado. “Foi uma boa experiência mantivemos contatos com donos de bares, apresentamos nossos estilos de cervejas e conhecemos novos apreciadores” frisou. Entre os empresários do setor não há dúvida, Ponta Porã possui hoje o maior evento de cerveja artesanal de Mato Grosso do Sul, oferecendo excelente estrutura, divulgação e proporcionando a ampliação do público consumidor.

38 visualizações

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W