• Alex Fraga

Poeta - Carlos Magno Amarilha e o sucesso na I Feira de Literatura de MS em Dourados

Presidente do Grupo Literário Arandu consegue proeza na literatura do Estado

Um dos principais responsáveis por dar a verdadeira "luz" e que ela fosse acessa e torna-se realidade, sem dúvida alguma foi o poeta, professor universitário, historiador, Carlos Magno Mieres Amarilha. Sem ele, com certeza seria praticamente impossível a realização e o sucesso da I Feira da Literatura de MS realizada nas dependências da Câmara Municipal de Dourados. Um amante das artes e que sempre esteve "brigando" para que o espaço literário fosse mais reconhecido pelas autoridades sul-mato-grossenses. O grande homenageado do evento foi o jornalista Nicanor Coelho, que foi o patrono, falecido recentemente.


Presidente do Grupo Literário Arandu, já publicou diversos livros, entre eles Poemático, Poesia em 360 graus, Uma Prosa Douradense, Pantanal: bico, areia e cal e um dos mais interessantes que as pessoas podem desfrutar de leitura, principalmente pelo trabalho de construção através da diagramação única: Asas Urbanas. Carlos Magno nessa Feira Literário conseguiu abrir os olhos com esse evento que para tantos o presidente da Câmara Municipal e o prefeito de Dourados fizeram questão de comunicar o apoio irrestrito para a segunda edição em 2022.

Nesse evento realizado em três dias, um dos principais focos visto pelo presidente do Grupo Literário Arandu foi justamente convidar as crianças, jovens e adolescentes das escolas para participarem ativamente da Feira. É da opinião que é necessário começar pela base o pensamento mais crítico. Fomentar, formar cidadãos desde cedo para que haja um futuro de conhecimento melhor. Assim, alunos puderam ouvir poesias, estar em contato com escritores e poetas, além de terem oportunidade de declamar poesias dentro da Casa de Leias, algo até então distante dos pensamentos deles.