top of page
Foto do escritorAlex Fraga

Poesia - Rio Paraguai, Berço de Guerra e de Paz, por Athayde Nery

Quinta-feira no Blog do Alex Fraga é dia de poesia com o advogado, escritor e poeta de Campo Grande (MS), Athayde Nery, com Rio Paraguai, berço de Guerra e de Paz


RIO PARAGUAI, BERÇO DE GUERRA E DE PAZ

I

Eeeh meu Rio Paraguai! Aqueles que por ti navegam Não sabem o que carregas nestas aguas que vão para o mar Mas quem tu és? Tu que foste chamado de Laguna de los Jarayes! Das Sete Lagoas dos Parecis nasces como lágrimas de criança já cortando o Mato Grosso Com o Ribeirão Amolar, te arrastas, engatinhas e te levantas para te tornares um colosso No Mato Grosso do Sul já caminhas engravidado de pantanais Tu que foste a semente de tudo que há na terra e no ar Das plantas e dos minérios, dos cantos e dos mistérios e de todos os animais. Não sabem que viste a terra nascer Que sentes o beijo do sol arder e o olhar da lua te florescer Que cruzas o trópico de Capricórnio cantando de que estas aqui Não sabem da Corumbela, a primeira vida na terra Dos índios que lhe deram o nome Guarani - Paraguai – Rio dos Papagaios, Rio Grande Não sabem das mulheres e homens pantaneiros, seres das aguas, dos campos e das vazantes​.

79 visualizações2 comentários

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Carlos Magno Mieres Amarilha
Carlos Magno Mieres Amarilha
Apr 28, 2023

O poeta canta o Rio Paraguai com muita maestria poética, muito dez!

Like

lucassoaresrocha
Apr 28, 2023

Tive a imensa felicidade de visitar a costanera de Assunção e contemplar esse rio maravilhoso que nos trás muitas histórias.

Like
bottom of page