Poesia - Lisboa, por Paulo Portuga
- Alex Fraga
- 18 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Quarta-feira no Blog do Alex Fraga é dia de poesia com o músico, compositor, professor e poeta Paulo Portuga (Dourados MS), com o poema intitulado Lisboa.

LISBOA
Pisando em pedras pretas Desce ladeiras, sobe escadas Abaixo os telhados de Lisboa Acima casas com eiras e beiras Onde roupas tremulam no varal Secando ao sabor do sol Nas paredes ao lado Azulejos azuis Calçadas apertadas, becos, Vivendas simples e vilarejos Assim é Portugal Na beira do rio Tejo Cidade de múltiplos desejos O mar é a vida E a espera é sentida.
A fumaça sobe e se espalha Levando o cheiro das castanhas Assadas na praça O vinho, o queijo, o bacalhau Entre eles o beijo na mulher amada À noite o fado é cantado Nos bares de Alfama A poesia vem de dentro da alma E sai triste em seu lamento Em cada canto um canto E Lisboa encanta Com seus arcos estruturais Arquitetura ímpar e milenar
Impregnados nas colunas De palácios e castelos E seus trilhos cortando ruelas.
Portugal de meus ancestrais Quantos ais foram ditos Em tons de sofrimento Esperando alguém regressar Por que demoras tanto tempo? Ilustre monumento De caravelas e cais Por onde andas, para onde vais? Descobrir o mundo Numa aventura que só se compara Com o homem pisando na lua Portugal se espalha pelo mar Seguindo suas velas ao vento.
Paulo, Lisboa, 14 de janeiro de 2023
Parabéns professor Paulo Portuga!! Ao discorrer cada palavra, cada verso, cada estrofe pude navegar a este paraíso distante, mas tão bem representado nesta poesia divina!! 👏👏👏👏