top of page

Poesia - A gosto da primeira chuva

Foto do escritor: Alex FragaAlex Fraga

Segunda-feira no Blog do Alex Fraga é dia de poesia com o professor universitário, poeta e escritor de Campo Grande (MS), Isaac Ramos, com A gosto da primeira chuva.

A GOSTO DA PRIMEIRA CHUVA ( Isaac Ramos)


Sem cerimônia, em agosto, A chuva dá um beijo de língua na terra Que, ressecada, Por falta de uso do verbo, Em gotas se molha. Pelos vãos infindos, Pela ferida inflingida, Pela poesia parida Escorrerá todo sêmen, Em palavras, Que fecundarão As sementes do poema.

Nos grotões da alma, A gosto do poeta, Haverá primavera Para que setembro não cinze Para que a poesia Seja erguida em cinzel.

Pluveia em mim carícias essenciais, Enxuga-me o corpo e se empalavre. Perder-me-ei nas tuas funduras, Tuas agulhas em textura, Me fazem ser uma pessoa especial. Alivia-me, advinha-me Em gotas metafóricas. E a gosto do poeta, Injeta, inala, instiga Tantas falas, Anaforicamente, Anatomicamente, Em contornos metonímicos. Entre pérolas de hipérbole, Catacresicamente Mova-me, Para que eu retumbe Tua insânia voz.

Personifica meu texto, Para que eu tenha um pretexto, Para que o poema anuncie, Para que do ócio e do cio, Eu sinta o sabor do vício, Para que eu não pare de escrever. Enquanto as chuvas de setembro Não vêm, pluvia, Prepara a minha conversa. Prepare-se para os meus versos Porque eles não param De gotejar, Intensamente dentro de mim.

 
 
 

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Maria de Lourdes da Costa
Maria de Lourdes da Costa
Aug 28, 2023

Super Parabéns..

Aplausos por linda poesia

Like
isaacramos3
isaacramos3
Aug 28, 2023
Replying to

Grato pelas palavras.

Like
bottom of page