top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Podcast - Fragmentos do livro Glauce Rocha dirigido por Andréa Freire


A Lei Federal de Emergência Cultural Lei Aldir Blanc tem mostrado belas surpresas em projetos apresentados. Um deles é o Podcast intitulado “Fragmentos do livro Glauce Rocha – atriz, mulher, guerreira - que tem o roteiro, idealização e apresentação de Andréa Freire. Ao todo são quatro episódios que narram aspectos singulares da vida e dos desempenhos da atriz campo-grandense Glauce Rocha, mito do cinema, teatro e televisão brasileira, fruto da obra de José Octávio Guizzo, advogado, jornalista e pesquisador da cultura regional, primeiro presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O trabalho pode ser visto no canal da Marruá no Youtube: https://youtube.com/playlist... Glauce Rocha foi atriz de 55 peças de teatro, 8 dublagens, 27 filmes, 64 novelas e apresentações na tv brasileira.


A narrativa não linear é estruturada em sequências alternadas, saltando no tempo e no espaço, mergulhando com profundidade e sentido poético no cotidiano surpreendente da mulher – atriz – guerreira – operária da arte de viver mil vidas em uma só. Cada episódio, considerando a narrativa cinematográfica proposta pelo autor, aborda vários aspectos não lineares e não cronológicos do universo da atriz, dando uma visão geral de sua trajetória, desde seu nascimento até seus últimos instantes, sua força e fragilidade; sua talentosa carreira profissional; sua militância política em defesa da liberdade de expressão, dos valores democráticos, nos anos de repressão, lançando um grito de revolta contra as diferenças sociais, a censura, proclamando o desejo de viver em liberdade; sua vida pessoal com desencontros, insucessos amorosos, frustrações com a maternidade, as injustiças que se abateram sobre ela; as contradições vividas, as dificuldades inerentes a profissão de atriz que a arrastaram à doença e à morte.


A direção da narrativa ficou a cargo de Fernando Lopes Lima;Trilha sonora,Rafael Bendo e Toody Clemerson; Captação e edição de som - Equalize estúdio Arte e vídeos - Helton Perez e Hana Chaves - Vaca Azul’; Fotos em estúdio - Eduardo Medeiros e a realização de Marruá Arte e Cultura. (Com Assessoria)

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page