• Alex Fraga

Peças - Cia de Teatro Nu Escuro transmitirá dois espetáculos: hoje e amanhã


Nesta sexta (12) e sábado (13) o canal da Cia de Teatro Flor e Espinho recebe as peças “Barbas” e “Gato Negro”, companhia de teatro goiana Nu Escuro.

Com 25 anos de estrada, a companhia goiana Nu Escuro chega a Campo Grande de maneira virtual, transmitindo, nesta sexta-feira (12), e no sábado (13) seu mais recente projeto: Dentro do Centro, uma experiência de circulação online de espetáculos teatrais. Em parceria com a cia campo-grandense Flor e Espinho, serão transmitidos os espetáculos “Barbas” e “Gato Negro”, uma montagem dirigida por Izabela Nascente, que será seguida de um bate-papo ao vivo onde a diretora e o dramaturgo Hélio Fróes, da Nu Escuro, recebem Fernando Ávila da Rosa dos Ventos. O público pode assistir as peças pelo canal do YouTube da cia Flor e Espinho.


Barbas” é a mais recente criação da cia goiana, um trabalho com inspirações autorais da artista pesquisadora Izabela Nascente, em que ela relaciona suas histórias familiares com a história de Julia Pastrana, com intuito de provocar assim, um diálogo com o público sobre doenças, morte e afetos. A direção da peça será feita por Izabela, que é artista integrante da Nu Escuro desde 1999 e que há 15 anos vem direcionando seus estudos para o teatro de animação, resultando na direção de: Envelopes e Plural, dois importantes espetáculos que foram produzidos e atuados pela Cia de teatro Nu Escuro.

Já “Gato Negro” narra uma história ocorrida em uma fazenda do interior de Goiás, no início do século XX. A trama, que acaba de ganhar nova montagem especialmente para o projeto de circulação, estreia em Campo Grande e envolve três irmãs que esperam por Samuel Godói dos Santos, que prometeu voltar e se casar com quem seu coração sentisse mais falta. Na data marcada para o retorno, elas o aguardam com festa para o casamento, mas quem aparece é uma criatura fantástica, meio homem e meio bicho, instalando relações adversas, próprias das Humanidades.


O projeto Dentro do Centro é uma realização através do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, que levará uma programação gratuita com 13 transmissões de espetáculos, além de 4 oficinas. A circulação online começou em Presidente Prudente e já passou por Uberlândia (MG), Palmas (TO), Gurupi (TO). Após sua realização em Campo Grande (MS), Itajaí (SC), Alagoinhas (BA) e Salvador (BA). Além de Plural, a Nu Escuro apresentará sua mais nova montagem, Barbas, além dos espetáculos O cabra que matou as cabras e Gato Negro.


Sobre a Cia Nu Escuro

A Cia de Teatro Nu Escuro é um grupo de atores-encenadores que trabalha coletivamente, de forma horizontal desde 1996, tendo montado 16 espetáculos e realizado inúmeras oficinas de formação profissional e de público em diversos estados brasileiros e também no exterior, consolidando-se como uma das principais companhias de teatro do Centro-Oeste.

O trabalho contínuo, a trajetória de pesquisas, os investimentos em novas linguagens e a cumplicidade com o público vem rendendo importantes frutos como a Caravana Funarte (2004); Prêmio Agepel de Teatro (2005 e 06); Destaque Cultural do Ano (2005) e Medalha de Mérito Cultural (2010) pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás; Procultura/ Ministério da Cultura (2010); Prêmio Funarte Myriam Muniz (2006,