top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Obra - Escritora de Dourados está com pré-venda do livro "Veredas da Alma"



A escritora e professora doutora, Gicelma Chacarosqui, está com a pré-venda do novo livro chamado "Veredas da Alma" Ela é ivinhemense radicada em Dourados (MS), e tem diversas publicações científicas, resultados do trabalho de ensino, pesquisa e extensão universitários, e começa 2023 nos apresentando esse livro de poesias "Veredas da Alma". Se intitulando como uma trabalhadora da palavra, pois atua nessa área, vive da palavra e com as palavras, pelas palavras, Gicelma fala, na apresentação do livro que escrever poesia é como caminhar por veredas, é delinear caminhos de almas e desejos.


“Veredas é em seu sentido Lato substantivo feminino, no plural. Caminho(s) apertado(s) ou sem espaço; sendeiro(s). Caminho(s) alternativo(s) através do qual se consegue chegar mais rápido a um determinado local; atalho(s). Para mim as veredas são líquidas como terreno(s) alagadiço(s) ou brejo(s), normalmente localizado(s) perto da encosta de um rio e encoberto por uma vegetação rasteira. O sentido figurado, da palavra leva-nos ao(s) sentido(s) infinitos”…


Veredas da Alma é uma publicação de rápida leitura, como uma pílula, que cura, acalenta, afaga e dá vida. “Tenho o intento de entremear leitores por caminhos subjetivos de sentimentos universais, de alma, amor e paixão. Intento deixar a vida mais leve, cheia de belezas poéticas”, descreve a autora. Gicelma diz que a poesia tem uma importância fundamental para a formação crítico-reflexiva do ser humano. Ela possibilita ao homem o encontro com a cultura humanística, como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante, além de propiciar-lhe ampla crítica dos valores vigentes na sociedade. “Falar poeticamente é codificar o mundo de forma artística, plástica e desta forma contribuir para a ampliação de nossa cultura”, enfatiza Gicelma Chacarosqui.


A edição é da Editora Opera Editorial. Para Gicelma receber o convite da Ópera foi uma surpresa e um orgulho: “afinal escrever poesias, não pagar para publicar e ainda

receber por isso, é um prazer indescritível”, afirma a poetiza que publicou seu primeiro livro de poemas, Rascunhos de Luz, da Editora Seriema, com a tiragem de dois mil exemplares, que se encontra esgotado.


O prefácio ganha assinatura Semioticista Dr. Romulo Giacome (UNIR) que declara: “No plano estético Gicelma busca engendrar a palavra sujeito, engajada na trajetória de crença na linguagem. Quase uma religião. Ou um panteísmo. Na perspectiva imagética do imaginário “Matogrossulense”e sul-mato-grossense, do Rio à própria Vereda; da imagem corcoveando do Ivinhema, e quando pensamos nos limites, temos uma sensualidade resultante das pressões naturais das palavras em atrito “Lembranças” com pequenas “Miudezas”, imagens explosivas, uma entropia natural da poética do signo”.

O livro de Gicelma é um convite a submersão nas liquidas e fluidas "Veredas da Alma".


Para ter acesso ao site e adquiri a obra é só acessar o link:

35 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page