top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Música - Orquestra Mundana Refugi lança novo álbum e faz show gratuito dia 21



***Piky Marina Candeias*** - - -


Um dos projetos mais inventivos da música contemporânea, a Orquestra Mundana Refugi, formada por 22 músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo lança, dia 18 de janeiro no YouTube, o álbum “Todo Lugar Aqui”.

 

Além de cantos tradicionais representando as culturas da orquestra, a pesquisa para a gravação desse álbum foi além, com temas de outros povos e outras regiões. As dez músicas  registradas passam pelo samba, xote, flamenco, tarantela, makshoun , música andina e outros ritmos. “Quando eu criei a orquestra cada músico do mundo veio trazendo sua cultura, mas o projeto era audacioso e buscava em médio prazo uma linguagem comum que seria de todos, uma linguagem musical, uma forma de trabalho ampla e diversa. A ideia era ir bem além das culturas dos integrantes, ” – comentou Carlinhos Antunes, diretor musical.

 

“Todo Lugar é Aqui” é um resultado dessa busca. Entre as músicas estão “Amendoas Verdes”, um hino da causa palestina e “Uskudar”, música turca cantada pela iraniana Mah Mooni e pela palestina Oula Al Saghir. Também fazem parte do repertório duas canções ensaiadas especialmente para a apresentação no Rock in Rio 2022, Taranta”, uma tarantela, e “Sardinia” que faz alusão à Sardenha, com um ritmo caribenho composto por um africano.  “Suíte dos Povos”, tradicional do Tibet, foi uma sugestão do representante da China. “Aí aproveitamos essa melodia para fazer referência às várias religiões, terminando com uma música andina, como se fosse uma viagem pelo mundo, culminando na Bolivia” – comentou Carlinhos.

 

O álbum ainda traz "Canto das Três Raças” e “Oracion de Remanso”, esta uma homenagem à América Latina, “Batarsite”, cantada em criolo com influência francesa e “Sombra da Romazeira”, de autoria de Carlinhos Antunes com ritmos flamencos e árabes. Uma belíssima versão de “Violeira”, de Chico Buarque, tocada pelos instrumentos diversos do grupo além dos sotaques vocais, transformam o Brasil em parte do mundo de onde cada um vem.

 

Os Arranjos diversificados são de Carlinhos Antunes com parceiros da orquestra como Daniel Muller, Rui Barossi, Danilo Penteado, Chadas Ustuntas, Cláudio Kairouz, e outros.

 “Tudo Lugar Aqui” é um lançamento do selo Circus, será lançado no YouTube dia 18 de janeiro e, em breve, nos aplicativos de música. Os videoclipes de “Taranta” e “Oracion de Remanso” já estão disponíveis. Foram editados por Jeannine Gentle, Matheus Manfredini e Carlinhos Antunes. Este projeto foi contemplado pela 6ª Edição de Apoio a Música para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura. O show de lançamento será dia 21 de janeiro no Centro Cultural SP às 18h com ingressos gratuitos.

3 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page