top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Música - Marcos Assunção é atração desta quinta no Festival e Simpósio de Violão



Um dos principais músicos do Mato Grosso do Sul, Marcos Assunção é a grande atração desta quinta da sexta edição do Festival e Simpósio Internacional de Violão em Campo Grande que se encerra no sábado (22). Ele toca às 14h30 min no Museu de Arqueologia (Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 - 1° andar ). Multi-instrumentista e compositor, Marcos Assunção é campo-grandense e nasceu em 1977. Aos 7 anos começou a tocar na banda marcial da escola e aos 13 iniciou seus estudos com violão e guitarra. O encontro com a viola caipira foi por influências de seu avô Duarte Assunção, motivo pelo qual adotou o sobrenome artístico em homenagem a ele. Jazz, Choro, Bossa Nova, Erudita, Caipira e Regional são suas principais influências musicais. É graduado em música pela UFMS e tem pós-graduação em Educação Musical.


O músico já dividiu palco com grandes nomes, como Gary Willis (USA), banda espanhola nipônica ST Fusion (Espanha), Arthur Maia, Roberto Correia e Ivan Vilela. Recebeu o Prêmio Nacional do Projeto Pixinguinha e Prêmio Produção (Funarte) ao lado do violeiro Gabriel Sater. Lançou seu primeiro CD no ano de 2009, chamado Tô Chegando e em 2011 gravou seu segundo intitulado Eu, Viola e Eles. Já esteve no Chile e Espanha, destacando-se no Festival na Universidad de Antofagasta, Festival Tensamba em Madri e Barcelona, Festival de Jazz em La Laguna – Tenerife Norte e no II Ciclo de Guitarras nas Ilhas Canárias, em Gran Canária. Foi convidado para participar do Brazilian Songbook Internation, pela Funarte, além de ter participado do programa “Revoredo” da USP (Universidade de São Paulo). Ele criou através da Luthier Gustavo Crespe, um instrumento singular no qual fez a união da viola brasileira e o violão sete cordas inspirado nos modelos de guitarras double neck.


FESTIVAL SIMPÓSIO - São mais de 15 atrações regionais, nacionais e internacionais, além de masterclasses e simpósios gratuitos para apaixonados pelos acordes do instrumento que participam do evento que teve início no último dia 17 . Entre os convidados para o festival, estão os violonistas de várias partes do Brasil e do mundo, como Pedro Rodrigues, de Portugal; Daniel Morgade, do Peru e Uruguai; Gonzalo Victória, do Uruguai; e os brasileiros Gilson Antunes, Fábio Scarduelli, Humberto Amorim, André Espíndola, Evandro Dotto, entre outros. Com carreira internacional, o próprio pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes se une aos artistas em um dos concertos.

A novidade desta edição fica por conta do Simpósio Internacional Acadêmico sobre violão, são quatro mesas que abordam temas como os processos composicionais, o aprendizado do instrumento dentro das universidades e o repertório latino-americano para o violão. As palestras serão realizadas nesta quinta, dia 20 de abril, na Cidade Universitária.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น

ได้รับ 0 เต็ม 5 ดาว
ยังไม่มีการให้คะแนน

ให้คะแนน
bottom of page