• Alex Fraga

Música – Grupo Babel contemplado no Prêmio Funarte com canção em guarani


O ano de 2021 começa com uma notícia muito boa para uma cantora e compositora de Dourados (MS), Dami Baz que faz parte do grupo Babel radicado em São Paulo (SP). O grupo foi contemplado no Prêmio Funarte RespiArte na categoria música, após análise ele está na lista dos 270 projetos entre mais de 5 mil de todo o Brasil. O mais interessante ainda é que ficou em 27º lugar (os que tiveram pontuação acima foram as grandes produtoras). A música escolhida é “Laguna ha pe”, composição de Dami e Antônio Porto


Dami Baz informou com exclusividade ao Blog do Alex Fraga sobre a felicidade do grupo ser contemplado. “Estou extremamente feliz. É um grande presente de ano novo. Nós concorremos com um vídeo inédito. Nós já tínhamos gravado e tocamos em nossos shows, no entanto apesar da música ser conhecida, não tinha um vídeo concreto e que também não tivesse sido exibido em redes sociais etc. O processo que participamos teve muitos concorrentes e para a felicidade nossa, fomos escolhidos. Estou muito contente porque é música da nossa terra, é a língua guarani que se sobressai”, comentou.


Ela contou também sobre como surgiu a música. “É uma história contada pela avó paraguaia, Francisca. Permeia o universo da cultura oral do local. Os mais antigos contavam que viam assombrações que os perseguiam nas noites frias da nossa fronteira, Pedro Juan Caballero (Paraguai) e suas lagunas. A letra é essa: Upeicha che nda ke vei/Laguna pe nda hassevei/Chengo nda ke veima/Che mo pirimbá/Laguana ha pe ayu/Kariay porã ahecha/Pero no guerekoiva akã/Ha upeari che pirimba/Che mo pirimbá/ - Traduzindo - E por causa disso eu não dumo mais/Na Laguna não quero mais voltar/Eu nem durmo mais/Estou toda arrepiada!/Voltando da Laguna eu vi um rapaz bem bonito mas que não tinha cabeça/Por isso fiquei toda arrepiada, che mo pirimbá/Fiquei toda arrepiada/Fiquei toda arrepiada/. Tem também um improviso: Nosso nhanderu (Deus) olhe por nós”.



Os integrantes do grupo Babel são: Fabio Miranda, violas e charango, Mariana Brandão: Cello, Fernando Miranda: percussões, Dami Baz voz e composição. Ele representou o Brasil no Festival de Músicas e danças nativas do Peru, Cusco, ano de 2020. O Babel é um grupo musical que mescla três idiomas em suas canções: português, espanhol e guarani. Essas línguas se entrelaçam a diversidade musical latino-americana. O grupo une os talentos dos artistas oriundos de diferentes cidades: Brasília (DF), Dourados (MS) e São Paulo (SP). Inseridas no repertorio estão as canções do disco "Mistura Porã" de Dami Baz. Nessa mistura boa, a viola caipira, viola de cocho, rabeca, violoncelo, as percussões e o mosaico de línguas, de imagens e cantos trazidos pelo grupo proporcionam ao público um mergulho em suas próprias fronteiras, em um confronto acerca do desconhecimento da língua mãe e de seu povo ancestral.

48 visualizações0 comentário