top of page
Foto do escritorAlex Fraga

Música - Circuito Cultural Guarani terá ponte entre Bonito Blues Jazz e Assujazz

*** Rodrigo Teixeira*** - - -

*** Fotos Growth Comunicações *** - - -


Associação internacional propõe a festival sul-mato-grossense uma conexão com principal evento de jazz do Paraguai e parceria com Secretaria de Cultura de Ponta Porã.

O encontro Circuito Cultural Guarani Conecta Mato Grosso do Sul, realizado durante a décima edição do Bonito Blues & Jazz Festival em 10 de junho de 2023, rendeu uma proposta inédita para os festivais sul-mato-grossenses: tornar-se parceiro de um dos mais importantes eventos de música em terras paraguaias, o AsuJazz. É que o que afirmou o diretor do Circuito Cultural Guarani, Oscar Mosqueira, durante a mesa de debate que reuniu convidados no Hotel Selina, aonde também aconteceram os shows do festival.


“O objetivo é agora vincular esta mesa do Circuito realizada em Bonito ao próximo AsuJazz pelo bom trabalho que o Circuito está realizando junto a Municipalidade de Assunção, especificamente com a Departamento de Cultura e Turismo da Capital do Paraguai. O AsuJazz é um festival muito emblemático do Paraguai que possui e une os mesmos sentimentos de objetivos, de perseverança e autogestão que o Bonito Blues & Jazz Festival. Por isso, achamos importante que o festival de Mato Grosso do Sul tenha um lugar na programação da próxima edição do AsuJazz depois de ter realizado uma noite só com artistas do Paraguai”, afirma Oscar Mosqueira.


Em 2023, em sua décima edição, o Bonito Blues & Jazz Festival comprovou que é um evento que faz na prática a integração do Brasil com outros países do continente sul-americano, já que promoveu uma noite exclusiva dedicada ao Paraguai, com os convidados Band'Elaschica, Versión Palma Loma Blues e Toti Morel y Flia, e ainda contou com a presença bluseira de Rula y Los de La Esquina, guitarrista de Missiones, Argentina. A programação reunindo artistas de três países sul-americanos gerou o interesse do Circuito Cultural Guarani em realizar no Bonito Blues & Jazz Festival a primeira ação oficial da associação no Brasil em solo sul-mato-grossense, destacando a importância de Mato Grosso do Sul como uma das principais regiões brasileiras para servir como portal de intercâmbio com o vizinho Paraguai e região.


“Quando ficamos sabendo que estava programada uma noite exclusiva com artistas do Paraguai e ainda tinha uma atração da Argentina, isso realmente foi importante porque significou que nossa busca e objetivos estavam certos. Mais do que isso, significa que existem pessoas, artistas e movimentos culturais que já vêm há muito tempo com os mesmos objetivos de conexão e que vem tendo êxitos grandes. Um destes casos é o Bonito Blues e Jazz, com dez edições seguidas e uma curadoria excelente”, elogiou Oscar Mosqueira.


O bate-papo durou em torno de 2 horas e teve a abertura e a mediação do jornalista e músico Rodrigo Teixeira. Em seguida, Oscar Mosqueira explicou os principais objetivos do Circuito Cultural Guarani. Na sequência, vários dos presentes tiveram o espaço para realizar apontamentos e perguntas sobre a maneira com que irá acontecer a integração entre os produtores culturais e artistas de MS com a rede de ações que será construída pelos produtores sul-americanos ligados ao Circuito Cultural Guarani. Durante o encontro se destacaram algumas propostas que devem ser desenvolvidas ainda no segundo semestre de 2023.


Como uma forma de corresponder a iniciativa do Bonito Blues & Jazz Festival por ter feito uma noite dedicada apenas a músicos do Paraguai e ter inserido na programação também um artista da Argentina, o diretor do Circuito Cultural Guarani, Oscar Mosqueira, propôs que o Bonito Blues & Jazz Festival realize uma parceria com o AsuJazz e artistas da programação do festival bonitense se apresentem no evento asunceno, sendo um dos mais importantes do cenário musical do Paraguai. Desta maneira, o Circuito Cultural Guarani vai servir como agente para o intercâmbio entre o Bonito Blues & Jazz Festival e o AsuJazz, auxiliando na concretização da aproximação, integração e parceria entre os dois festivais, abrindo a porta também para os artistas do Paraguai terem espaço na programação do festival de blues e jazz realizado em Bonito.


“Quando recebemos o convite para ir a Bonito ficamos muito curiosos para ouvir o jazz regional, o blues regional, e também sabíamos que iria ter uma mistura de atrações de toda esta zona. Além do festival ser em um lugar emblemático para o turismo do Brasil e da região, porque muitos paraguaios vão a Bonito. É uma conexão muito importante pois sentimos que Bonito é Paraguai também porque existe uma facilidade de chegar. Estamos do outro lado, mas muito próximos. Tudo isso criou uma grande expectativa”, explica o diretor do Circuito Cultural Guarani.


Além de Oscar Mosqueira também estavam presentes os produtores culturais paraguaios Juan Escobar e Adrushca Valdez, assim como os coordenadores do Bonito Blues & Jazz Festival, Afonso Rodrigues Jr. e Carlos Porto. Também participaram do encontro o Gerente de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Ponta Porã, Eder Rubens da Silva, o Gerente da Difusão da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Márcio Veiga, além de Vítor Maia (coordenador do Núcleo Música da FCMS e Feira de Música de Campão), Demétrius Hernandes (coordenador do MS Música e Feira de Música de Campão) e artistas sul-mato-grossenses, como os cantores Gílson Espíndola, Maria Alice e Kalu, o baterista Adriel Santos (El Trio) e a bailarina Franciella Cavalheri (Corpomancia), assim como os jornalistas Alex Fraga e Clayton Sales.


“A possibilidade de realizar este intercâmbio inédito de um festival de MS com o AsuJazz é uma espécie de coroação por todo o nosso trabalho de dez edições que realizamos em Bonito. Estamos contentes por este reconhecimento. Este ano potencializamos ainda mais esta conexão com artistas do Paraguai e Argentina e vamos aprofundar ainda mais esta relação. Será uma honra ser pioneiro nesta ligação com o AsuJazz, um festival importantíssimo que acompanho há muitos anos”, comemorou Afonso Rodrigues Jr, coordenador do Bonito Blues & Jazz Festival.


O Gerente de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Ponta Porã, Eder Rubens da Silva, explicou ao presentes que a Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Gerência de Cultura, desenvolve desde 2017 o Projeto Fronteiras da Cultura, que norteia as ações das políticas públicas de cultura na cidade de Ponta Porã. São cinco categorias de ações pensadas para o projeto: Fronteiras da Ancestrais, Fronteiras da História, Fronteiras do Brincar, Fronteiras das Imagens e Fronteiras das Palavras, todas buscando possibilidades de integrar a diversidade sócio cultural com o país vizinho Paraguai. “O objetivo é transpor as fronteiras de territórios simbólicos da cultura por meio de ações voltadas para arte pesquisa e formação de arte-educadores”, frisou o Gerente de Cultura de Ponta Porã.


Diante do exposto por Eder Rubens se encaixar perfeitamente nos moldes do próprio Circuito Cultural Guarani e também pela cidade de Ponta Porã ser um ponto estratégico para a integração entre Brasil e Paraguai, ficou acordado que o Circuito Cultural Guarani irá propor, em um curto prazo, algumas ações em conjunto para a Gerência de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Ponta Porã. “Foi ótimo fazer esta primeira ação do Circuito em Bonito e conectar novos lugares como Ponta Porã, que por meio do diretor Eder Rubens já acenou positivamente para fazer parcerias e vamos trabalhar para realizar estes projetos até o final do ano”, garantiu Oscar Mosqueira.


O encontro serviu para destacar o Bonito Blues & Jazz Festival como um importante espaço da economia criativa do território transfronteiriço guarani e confirmar o Mato Grosso do Sul como um dos principais Estados do Brasil para a conexão cultural sul-americana, assim como reforçar a Associação Internacional do Circuito Cultural Guarani como agente para a construção de redes de apoio para a circulação dos artistas sul-americanos, principalmente, aqueles ligados ao território guaranítico.


Mais informações:


*** É jornalista

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page