top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Música - Artistas do MS participam de concerto no Memorial da América Latina



Mato Grosso do Sul estará sendo muito bem representado nesta sexta-feira (16) no VIII FLAC World Brasil Peace Congress "Ada Aharoni" que está sendo realizado em São Paulo no Memorial da América Latina. O evento está reunindo durante quatro dias, ativistas da Paz, peacemakers, poetas, escritores, artistas visuais, atores, músicos e orquestras. Do MS estará o Coro Cantarr'Arte, a Orquestra Sinfônica Campo Grande e também o grupo Masis Brasil que recebeu o convite do maestro Eduardo Martinelli e fará dois concertos (sexta e sábado). No repertório há várias músicas com solistas do coro, como Volver a Los 17, Duerme Negrito, Cunhataiporã, Sonhos Guaranis, Bachianas entre outras.


O Grupo Mais Brasil além de apresentar canções regionais e latino americanas, irá apresentar a Missa Criolla, de Ariel Ramirez, obra importante e conhecida mundialmente e mostrada em cinco continentes. Um detalhe também importante é que nesta sexta (15) comemora o aniversário de Edgard Mancilla (falecido há 10 anos) e que teve um passagem muito importante na músico e artes do Mato Grosso do Sul. A apresentação no Memorial da América Latina é um dos seus sonhos que está sendo realizado.


Missa Criolla - Misa Criolla é uma obra musical de Ramirez para solistas, coro e orquestra, de natureza religiosa e folclórica, feita para dois tenores-solo, coro misto, percussão, piano e instrumentos tradicionais da região dos Andes. A peça, considerada uma das obras máximas da música argentina, foi inspirada por duas religiosas alemãs, Elisabeth e Regina Brückner, que, durante o nazismo, ajudaram com alimentos os prisioneiros de um campo de concentração.


Seu texto é em língua espanhola, traduzido e adaptado dos textos litúrgicos por padres, em que, cada parte, é interpretada com ritmos diferentes, que correspondem a regiões diferentes da Argentina. Simultaneamente com a Misa Criolla, Ramirez compôs Navidad Nuestra, com letra de Félix Luna, e incluída como lado B do álbum de lançamento. Ambas as obras estão relacionadas e em algumas oportunidades já se acreditou que a Navidad Nuestra, ou alguns de seus temas, fizessem parte da Misa Criolla. É uma das obras mais populares de música religiosa na América Latina e também é muito popular entre os corais amadores.

86 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page