top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Livro - Tânia Souza lança nesta sexta obra "A Encantada" na Esplanada Ferroviária


A escritora e poeta Tânia Souza, uma das colaboradoras semanalmente no Blog do Alex Fraga (todas terças-feiras), estará lançando nesta sexta-feira (17), às 19 horas, na Esplanada Ferroviária, a sua obra intitulada "A Encantada". A escritora homenageia série Vagalume em trama que mescla lendas e memórias da fronteira. O livro apresenta um mundo fantástico, mas repleto de familiaridade em uma narrativa fantástica que mescla lendas e memórias da fronteira sul-mato-grossense.


Criada em Bela Vista (MS), Tânia passou a infância e adolescência escutando causos e memórias que fizeram surgir o fascínio e o espanto por um território marcado pela Guerra da Tríplice Aliança. É nesse contexto que nasce "A Encantada". O livro conta a história da Teiniaguá, ou Teiú-iaguá, como prefere a autora: a lenda do lagarto encantado que traz uma joia na cabeça e, à noite, se transforma em uma mulher. Para embalar a narrativa, Tânia apresenta uma trama de mistérios, fantasia e realidade, em uma mescla que transporta o leitor a um mundo fantástico, mas ao mesmo tempo, extremamente familiar.


A autora sempre foi uma apaixonada pelo mundo dos causos e lendas brasileiros e que são grande inspiração, sobretudo, nesta obra. "Tenho fascínio pelas criaturas fantásticas. Algumas ‘atravessaram’ o mundo para chegar ao Brasil, outras sempre existiram por aqui e habitam meu coração de leitora desde menina, por isso quis escrever essa história, sem esquecer nossas dores, mas também da ternura pelos sabores e costumes da região sul-mato-grossense, os mistérios das cavernas e segredos do passado", conta.


O prefácio de 'A Encantada' foi escrito pelo pesquisador Andriolli Costa, que destacou que, no tom da narrativa, o som dos bichos, a paisagem, a comida quente e cheia de afeto no fogão são alguns elementos que aguardam o leitor e carregam as marcas da região. O livro A Encantada foi um dos vencedores do 1º Prêmio Ipê de Literatura 2021, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur) e foi lançado em agosto na VIIº Steamcom Paranapiacaba, em São Paulo.


A obra foi ilustrada por Willian de Souza, artista que vive no interior de Mato Grosso do Sul. O livro também traz em sua arte uma homenagem à Coleção Vagalume, que completou 50 anos em 2023 e marcou gerações de leitores. Para o evento de lançamento, haverá um bate-papo na Esplanada Ferroviária, a partir das 19h, com a autora Tânia Souza e Marcia Longo Dutra, professora e pesquisadora da Literatura Sul-mato-grossense. O encontro será mediado por Adrianna Alberti, escritora e pesquisadora de Literatura Fantástica, e contará com a participação de Sága " A coletadora de Histórias", com a artista Thathy D Meo.


Sobre a autora - Tânia Souza é natural de Bela Vista (MS) e vive hoje em Campo Grande (MS). Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora, poeta e escreve literatura para a infância, com contos que passeiam pelo insólito e pelo realismo fantástico. Colaboradora do blog do Alex Fraga, participa do coletivo Mulherio das Letras, do Coletivo Tarja Preta e dos grupos de leitura Vórtice Literário e Leia Mulheres.


A escritora já produziu o curta de animação 'A bruxinha' com roteiro adaptado do e-book 'Era uma vez', ambos realizados com o apoio da Lei Aldir Blanc. O curta explora os possíveis caminhos do medo e o poder transformador da arte e da imaginação.

Ela foi uma das vencedoras do Prêmio Ipê de Literatura 2021 com o livro 'A Encantada', que será lançado nessa ocasião. Publicou os livros 'Entre as rendas dos ossos e outros sonhos desabitados' (poesia), 'De(s)amores e outras ternurinhas' (poesia), 'Estranhas Delicadezas' (contos), 'Microficções e outras fantasmagorias poéticas' (contos) e na literatura para infância, os livros 'Um gato no jardim' e 'Bichinhos da horta'. Seus textos podem ser encontrados em antologias, revistas e blogs literários diversos. Conheça um pouco mais da autora no Instagram @ taniasouza.ms. O evento é gratuito e aberto ao público. Exemplares de 'A Encantada' estarão à venda durante o lançamento, mas podem também ser adquiridos direto com a escritora, por meio do instagram https://www.instagram.com/taniasouza.ms/.



Serviço - lançamento do livro 'A Encantada'

Quando: 17 de novembro, às 19h Local: Esplanada Ferroviária Av. Calógeras, 3143 - Centro, Campo Grande Evento gratuito e aberto ao público


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page