Nesta sexta-feira (2), a partir das 19 horas, o jornalista Rodrigo Teixeira lança seu a obra "Grupo Acaba A História dos Canta-Dores do Pantanal". O evento acontece no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
Integrantes do Grupo Acaba estarão presentes. A publicação explora os mais de 50 anos de trajetória da banda sul-mato-grossense.
O jornalista iniciou o projeto em 2016, após convite de Moacir Lacerda, integrante do grupo. O jornalista dedicou-se a mapear a história da banda, reunindo centenas de itens do arquivo pessoal de Lacerda para compor a biografia. Fundado oficialmente em 1972, o Grupo Acaba é uma das bandas mais antigas do Brasil em atividade ininterrupta. O livro narra a metamorfose do grupo, desde sua criação sob o nome de Associação dos Compositores Autônomos do Bairro Amambaí, até sua notoriedade como os "Canta-Dores do Pantanal".
Com prefácio do jornalista Pedro Alexandre Sanches, design visual de Lula Ricardi e consultoria de Moacir Lacerda, o livro conta com 362 páginas e 227 imagens, incluindo fotos, capas de discos, matérias de jornais e documentos. A obra também apresenta a discografia do grupo, letras das composições, registros fotográficos raros e críticas publicadas pela imprensa sobre a banda e a cena cultural de Mato Grosso do Sul. Além do livro, o projeto disponibiliza uma versão em formato de audiobook no YouTube, com dez episódios roteirizados e apresentados por Rodrigo Teixeira. O projeto prevê ainda a distribuição de mudas de árvores típicas do Pantanal em Campo Grande, no dia 4 de agosto, durante a Feira Borogodó. Além disso, 800 exemplares do livro serão distribuídos para escolas públicas e instituições culturais de Mato Grosso do Sul.
Obra literária importante para a Cultura de MS.
Gabi de Oliveira
Campo Grande MS