Livro - Renata Damus lança "Menino Azul" com ilustrações de Zé Fiúza neste sábado
- Alex Fraga
- há 4 horas
- 2 min de leitura

Menino Azul nas cores da imaginação promove inclusão infantil por meio da arte e da literatura. Obra nasce de projeto iniciado na pandemia e será distribuída gratuitamente em escolas públicas de Mato Grosso do Sul
Unir ludicidade e conscientização por meio de histórias acessíveis e sensíveis é o principal propósito do livro Menino Azul nas Cores da Imaginação, da arte-educadora Renata Damus, com ilustrações do artista visual José Fiuza. A obra, que surgiu em formato digital durante a pandemia, com apoio da Lei Aldir Blanc, agora ganha edição impressa graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio de edital promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e executado pela Fundação de Cultura de MS (FCMS).
Com linguagem poética, traços delicados e forte apelo visual, o livro narra as aventuras do Menino Azul, que usa a imaginação como ponte para superar o preconceito. “As crianças acolhem o diferente com naturalidade quando são estimuladas com histórias que valorizam a diversidade. Ainda temos poucos materiais infantis que tratam de inclusão de forma lúdica, sem estereótipos. Esse livro busca justamente preencher essa lacuna”, afirma Renata, arte-educadora com mais de 30 anos de experiência.
O projeto teve início em 2021 como um e-book viabilizado por edital emergencial da Lei Aldir Blanc, e se desdobrou em uma animação. Agora, com apoio da LPG, o ciclo se completa com o livro físico. Serão distribuídos 2.000 exemplares em 87 escolas públicas do Estado. “Esse é o encerramento de um ciclo que começou de forma virtual e termina com a concretização física da história. O livro é uma ferramenta poderosa de diálogo sobre empatia e respeito”, explica o ilustrador José Fiuza, precursor da animação em MS e referência nacional na área.
Além do livro impresso, o site oficial do projeto (www.meninoazul.com) oferecerá gratuitamente o e-book, o audiobook e materiais pedagógicos elaborados por professoras da educação infantil, com sugestões de atividades para sala de aula.
“O Menino Azul só se tornou realidade graças às leis de incentivo cultural. Elas não apenas garantem o sustento de artistas e educadores, mas também democratizam o acesso à arte e à leitura. São políticas que geram transformação social real”, destaca Renata. (Assessoria de Imprensa)
Lançamento - O lançamento oficial de Menino Azul nas Cores da Imaginação acontece neste dia 5 de julho (sábado), das 9 às 11h, no auditório 1 do Colégio Dom Bosco, em Campo Grande (MS). O evento contará com acessibilidade completa, incluindo rampas e intérprete de Libras, garantindo o acesso a todos os públicos.
Mais informações: Site: www.meninoazul.com E-mail: ? Instagram: @curtaomeninoazul Telefone: (67) 981534193
Comments