• Alex Fraga

Livro/Poema – Paulo Duarte Paes lança hoje “A Menina dos Olhos da Rua Nua”

Neste sábado (22), das 14 às 20 horas, na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande (MS), o poeta, escritor e professor Paulo Duarte Paes estará lançando sua mais nova obra intitulada “A Menina dos Olhos da Rua Nua”, com ilustrações do artista Leonardo Mareco, constituindo-se em lambes, técnica de colagem nas paredes, nas ruas centrais da cidade, justamente onde viveu a Menina. Algumas obras foram criadas e coladas especialmente para ilustrar a história da Menina. Outras obras já existiam, mas compõem uma recriação atemporal conotando uma outra possibilidade de sentidos visuais paralela ao poema.



A obra caminha no sentido contrário aos movimentos poéticos predominantes do nosso tempo, recuperando a narrativa histórica de uma personagem: a Menina que viveu nas ruas centrais de Campo Grande, passando-se por menino para conseguir sobreviver. Mesmo ancorado numa narrativa objetiva seu percurso é absolutamente inesperado, construindo figuras imagéticas que vão muito além do real.


A inspiração do autor Paulo Duarte Paes veio dos tempos em que foi educador de crianças de rua nas décadas de 80 e 90. Os sentimentos mais profundos, talvez dolorosos, vivenciados, foram sublimados no sentimento poético. No poema a Rua é o personagem que narra a história da menina. É no jogo dos sentidos entre a Menina e a Rua que se torce a realidade para beber seus respingos.

​.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo