• Alex Fraga

Livro - Obra lançada neste sábado mostra a importância de eternizar momentos em família!


Avó e tia contam, em português e em inglês, as aventuras da pequena Sophia, que mora nos EUA. (Fotos e texto: Raquel de Souza Geronymo)


*** Raquel de Souza Geronymo

Com o avanço das tecnologias digitais, fica cada vez mais raro ter registros físicos de momentos importantes, como fotos e cartas. Na contramão dessa tendência, Cristina e Mariana Miranda se uniram para contar, no livro bilíngue “As Aventuras de Sophia”, momentos engraçados e inusitados vividos pela pequena Sophia, de nove anos, que mora com a mãe e o padrasto nos Estados Unidos. “Eu acho que é importante ter esse registro da infância dela. Quantas vezes ouvimos histórias nossas, de nossos pais e familiares, mas nunca colocamos no papel, muitas acabamos até esquecendo”, explica Cristina. O livro será lançado neste sábado, das 16h às 19h, na Cafeteria Duckbill.


Acostumada a um ritmo de trabalho intenso, Cristina se viu em um momento de pausa forçada quando a aposentadoria foi seguida pela pandemia, e aproveitou esse período em casa para realizar o sonho de escrever o primeiro livro e eternizar as histórias da neta. A filha mais nova, Mariana, ajudou a traduzir o livro para o inglês para Sophia, e também para servir como ferramenta educacional para crianças e adultos. “Dá para utilizar o livro na aprendizagem do inglês, são frases simples, curtas, com vocabulário fácil. É um bom livro para crianças e para quem está aprendendo inglês”, afirma Mariana, que trabalha como professora do idioma.


“Acredito até que tem muita coisa no livro que professores e familiares podem trabalhar com as crianças, como as diferenças culturais que existem entre os países e, para quem passa por esse processo, a questão do divórcio, da guarda compartilhada e de um novo relacionamento”, completa Cristina. A avó garante que todas as histórias relatadas realmente aconteceram com Sophia, que ganhou o livro como uma surpresa. “Fizemos tudo de surpresa, nem minha filha, a mãe da Sophia, sabia. Na nossa última viagem para os Estados Unidos, no ano passado, levamos o livro para ela e foi um choque, ela gostou demais”, conta.


Agora, Cristina e Mariana esperam que a obra incentive outras pessoas a registrarem histórias e momentos vivenciados em família. “Ela ficou tão feliz de se ver representada no livro, de ver a família, o cachorro. A inocência da criança gera situações engraçadas que é precioso registrar. Quantas coisas fizemos na nossa infância e não ficaram registradas?”, finalizam.


Serviço: O livro bilíngue “As Aventuras de Sophia”, de autoria de Cristina e Mariana Miranda, será lançado neste sábado, (5), na Cafeteria Duckbill, localizada na Rua Nortelândia, nº 613 – Santa Fé, das 16h às 19h. Serão seguidos os protocolos de biossegurança vigentes.



**** É jornalista

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo