top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Livro - Obra de Raquel Naveira é leitura obrigatória para entrar na UFMS

*** Raquel de Souza*** - - -



O livro “Fiandeira”, da autora sul-mato-grossense Raquel Naveira, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), foi indicado neste ano como leitura obrigatória para o vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que será realizado nos dias 3 e 10 de dezembro, nos 10 municípios do Estado onde a UFMS tem câmpus. A obra foi originalmente editada em 1992, mas ganhou nova edição pela Life Editora e será relançada neste sábado (2), a partir das 16h, na cafeteria Doce Grão.

“Fiandeira” foi escolhido ao lado de grandes obras da literatura brasileira: “I-Juca-Pirama”, de Gonçalves Dias, “Contos Fluminenses”, de Machado de Assis, “Primeiras Estórias”, de João Guimarães Rosa, “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis, e “Água Funda”, de Ruth Guimarães. Para Raquel Naveira, estar ao lado desses nomes conceituados da literatura brasileira é um motivo de muita felicidade.

Sobre a temática abordada no livro, a autora explica que a fiandeira faz referência às moiras da mitologia grega, que fiam e cortam o fio da existência humana, e à mulher fiandeira da Revolução Industrial, que fez a revolução acontecer nas fábricas. É uma obra híbrida, que mistura prosa e poesia, em que a autora busca “a gênese do fazer poético”.


***É jornalista


490 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page