Lançamento abre comemorações aniversário de Manoel de Barros
Livro traz inventário de uma amizade cheia de poesia
“O que dá eternidade ao poeta é a palavra”
*** Dilma Bernades***
Neste domingo (17), às 9h30 min, abrindo a programação do nascimento do poeta Manoel de Barros, o jornalista Bosco Martins lança o livro Diálogos do Ócio. A programação, organizada pela produtora Lizandra Moraes e Silvestre Barros, o neto mais jovem e herdeiro da casa onde Manoel de Barros habitou boa parte de sua vida, terá uma semana de “diálogos” com muita cultura, poesia, música, arte, educação e vídeos com exibições que lembrarão passagens e histórias do poeta. O evento acontece na Casa Quintal Manoel de Barros - Rua Piratininga, 362 - Jardim dos Estados.
A obra do escritor Bosco Martins, que inicia a semana, retrata a amizade entre os dois e revela detalhes interessantes da rotina daquele que foi um dos mais importantes poetas contemporâneos brasileiro. O inventário é resultado de diversas anotações ao longo de anos de encontros na casa que hoje abriga a Casa onde é possível conhecer como ele vivia.
Mas, segundo Bosco Martins e o livro mostra, sua vida era muito simples e o poeta estava sempre pronto com um sorriso para quem chegasse. As anotações começaram pela sensibilidade jornalística, mas pelo encantamento com Manoel ou MB como é chamado no livro. A sigla, ao contrário BM é de Bosco e assim a dupla é revelada. Uma sintonia que os anos deram a ponto de BM mostrar no livro seu olhar sobre Bernardo, personagem do poeta, livre como vento. Quem acompanha a obra de Manoel, o MB, sabe que no fundo ele queria viver como Bernardo da poesia.
Nota de Bosco Martins no livro: “Como amigo, admirador, discípulo, busquei interpretar a singularidade da obra de Manoel de Barros, que valoriza como matéria de poesia as pequenas coisas da vida, as pessoas simples e humildes, os bêbados, os loucos de água e estandarte. Longe da pretensão de trazer uma biografia oficial de Manoel de Barros, este inventário poético reúne fatos que cercaram a vida deste poeta que renovou os modos de ver o mundo.”
Manoel já sabia quando Bosco chegava e tem registro, inclusive, em vídeo. Atento e incansável, agora compartilha o que viveu com o poeta. A leitura é um convite para estar ao lado dos dois, na presença deles.
Diálogos do Ócio é uma obra referendada por edital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e impresso pela editora Los Bugres tem prefácio de outro grande jornalista e escritor, José Hamilton Ribeiro que resumiu a obra como:“Uma usina de ideias da cabeça de Bosco Martins e traz uma celebração de MB.” Zé Hamilton que é autor, entre outros, dos livros Gosto da guerra, sobre sua participação na Guerra do Vietnã, Pantanal, Amor-baguá, com mais de 40 edições, e música caipira, as 270 maiores modas, fala sobre a importância e referência de Manoel de Barros para nosso deleite, mas também como o poeta se deleitava e também dessa sintonia com Bosco e que agora podemos conhecer através dos “Diálogos do Ócio.”
Quem é Bosco Martins - BM - Prender o jornalista e escritor em uma wikipédia é pouco porque ele sempre estará fazendo mais. É natural de Fernandópolis (SP) mas foi criado em Jaboticabal (SP). Seu pai, Waldemar Martins, escritor regionalista, foi quem lhe transmitiu o amor pela literatura e artes em geral. Transferiu-se para Campo Grande (MS) na década de 80, onde atuou em movimentos culturais e na imprensa de repórter a diretor de jornalismo. Presidiu o Fórum Nacional de Emissoras Públicas de Rádio e TV e tem forte participação na fundação da TV Educativa e na renovação e digitalização da sua produção regional. Atualmente mora entre Bonito e Campo Grande (MS) onde atua como ambientalista, articulista e colunista nas plataformas digitais.
Semana do aniversário de Manoel de Barros - A manhã de autógrafos abre a programação na Casa Quintal Manoel de Barros. Como anfitrião, o neto mais jovem do poeta, Silvério de Barros. Além do lançamento do livro, a organizadora da casa, Lizandra Moraes preparou um receptivo especial, será um momento com participações de artistas como Geraldo Espíndola, os meninos avoados do DrNequinho, declamando poesias e também performance Ramona Rodrigues.
O livro pode ser adquirido direto pelo Whatsapp da Casa-Quintal por R$ 59,90.
Programação Completa:
-17/12 9H30M DOMINGO
BOSCO MARTINS AUTOGRAFA DIÁLOGOS DO ÓCIO COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
DE GERALDO E CELITO ESPÍNDOLA, RAMONA RODRIGUES
E OS MENINOS AVOADOS DO DR NEQUINHO.
-1812 19H- SEGUNDA-FEIRA
EXIBIÇÃO ÁUDIO VISUAL
-19/2.19H - TERÇA-FEIRA
DIÁLOGOS COM ESCRITORES
-20/12 19H-QUARTA-FEIRA
DIÁLOGOS COM EDUCADORES
-21/12 19H- QUINTA FEIRA
DIÁLOGOS DA CULTURA
-22/12 19H SEXTA FEIRA
UMA PRÁTICA CASA QUINTAL
-DIÁLOGOS CAPACITISTAS
-BRINCAR HEURÍSTICO
*** É jornalista***
Parabéns, muito bom