top of page

Livro - Escritora Melissa Mecenas Oshiro lança obra nesta segunda-feira

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • 12 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Lançamento do livro “A volta do filho e outros contos” será a partir das 17 horas

A escritora Melissa Mecenas Oshiro lança seu quarto livro, “A volta do filho e outros contos”, nesta segunda-feira, 12, às 17 horas na AECNB - Associação Japonesa Nipo Brasileira, rua Antônio Maria Coelho, 1068, em Campo Grande (MS). Em 2021 lançou “Mônica”, contando a saga de gerações de mulheres, avó, mãe e filha, rompendo a grandiosidade poética da vida cotidiana e “A lenda das mulheres proibidas” cujo título já aponta para o desvendar de um mundo patriarcal, mas que toca nas miudezas das rotinas de vida por personagens fantásticos como num conto de fadas para adultos. Em 2022 lançou “O limite do amor” cuja personagem principal, também feminina, parte de um mundo ficcional para tratar de questões bem reais relativas ao esforço inerente à vida feminina, o luto e a autossabotagem.

No livro, Melissa evita o universo fantasioso tratando diretamente de temas vividos na sua intimidade em ambientes reais. Seus contos sugerem pessoas da sua familiaridade, que no decorrer da trama se transformam na mais pura ficção. Mesmo os personagens familiares masculinos são envolvidos em dilemas vividos tipicamente pelas mulheres. Sua habilidade poética em brincar com a relação entre uma atividade cotidiana como um café, um quarto, um vestido e um profundo sofrimento causado pela falta de sentido de viver, brindam o leitor com conflituosas contradições entre o ser e a falsidade inerente ao mundo onde tudo está predeterminado. Seus personagens denunciam uma teia de necessários fingimentos para o reconhecimento público, em oposição diametral ao ser criador que, preso nestes fios de enredo previsível, deixa de existir ao repetir o que lhes ditam.

Melissa não realiza tais críticas objetivamente como num ensaio. O entusiasmo dramático dos seus personagens muda seus destinos a todo momento deixando o leitor perdido de suas posições iniciais. O texto, mesmo mantendo certa linearidade necessária à continuidade da leitura, aporta a todo momento no inesperado, no inusitado. O alucinado ritmo criador da autora quebra a cada parágrafo qualquer sentido previsível. Ela rompe radicalmente com a linearidade literária, iniciando seu texto como num rompante que nunca sabe para onde guiará o leitor que, levado às cegas, penetra desconhecidos universos sensíveis. Mesmo sem uma intencionalidade anterior, toca poeticamente nas feridas mais agudas.

A mulher presa em todas as teias históricas aqui não é explicada ou retratada, mas fica evidente na livre criação subjetiva de personagens extraídos de tal profundidade que sequer a escritora sabe ao certo de onde vieram. Tão íntima que não carece de explicação, transborda inexorável e naturalmente dos seus sentimentos como confidências ficcionais. Melissa é mãe, formada em Direito e estuda Artes Visuais.

 
 
 

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page