top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Livro - Escritor douradense Carlos Amarilha lança obra nesta quinta em Campo Grande

O escritor e poeta douradense, Carlos Magno Amarilha estará nesta quinta-feira (22), a partir das 19 horas, lançando mais uma obra literária. O livro "O Poder e os Intelectuais: História e Identidade em Mato Grosso do Sul. O evento será no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (Av. Calógeras, 3000). Ele também é historiador e mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), doutor em Educação na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); presidente do Grupo Literário Arandu; presidente da Comissão de Revisão Histórica de Dourados (MS).

Carlos Amarilha afirmou ao Blog do Alex Fraga que este livro é resultado da dissertação de mestrado defendida no final de novembro de 2006, por meio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com a orientação do professor Dr. Eudes Fernando Leite. "Passados alguns anos, resolvemos publicá-la, em 2022, decorridos dezesseis anos da defesa em banca, mas nunca é tarde, sendo resultado de uma pesquisa acadêmica, não tem uma data preestabelecida, pois os dados e as fontes que pesquisamos, ponderamos, observamos e refletimos, são resultados de leituras em que os temas apresentados/representados/reapresentados não se esgotam em si mesmo. Resolvemos publicar, primeiramente, por reconhecer o privilégio de conhecer por meio da ‘literatura’ e da ‘história’, muitos autores mato-grossenses e sul-mato-grossenses, aqui citados e; segundo, para contribuir em debates sobre o que pertence e o que não pertence a um todo chamado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e da produção da historiografia de Mato Grosso do Sul”.


O livro trata em respostas as seguintes perguntas: Quem institui a história oficial sobre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul? Quem cria os símbolos, o hino, o epônimo, o gentílico, a história? Quais os temas mais abordados? Quais os cuidados dos historiadores e dos professores de história em apresentar, representar e reapresentar temas espinhosos, como a Guerra do Paraguai, questões dos povos indígenas, quilombolas, dos povos das florestas, dos povos das águas, dos povos do campo. Como os intelectuais comprometidos em escrever a história e a literatura vão apresentar o novo Estado (MS) da federação e como as entidades (ACGLH, IHG-MS, ADL) vão atuar nos bastidores dos poderes. "Nesse sentido, o livro aborda como os ‘homens de letras’ ou ‘intelectuais militantes’, mato-grossenses e sul-mato-grossenses, por meio de entidades divulgam e publicam ‘ícones identitários mato-grossenses e sul-mato-grossenses’ nas representações e nas reapresentações de suas obras", disse.


O livro divididos em quatro capítulos. Apresenta um panorama geral de fatos históricos publicados pelos intelectuais mato-grossenses e sul-mato-grossenses, membros do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHG-MS) e da Academia Sul-Mato-Grossenses de Letras (ASL), com a intenção de divulgar uma identidade regional, na construção de história, literatura, heróis, mitos, hino, epônimo, gentílico, entre outros símbolos culturais.


O estado de Mato Grosso do Sul é relativamente novo, mas a sua história é considerada antiga, pelos integrantes do IHG-MS e da ASL, sendo que, essas entidades, publicam e divulgam obras inéditas, manuscritos esquecidos ou esgotados, de cunho regional. Nesse sentido, publicam inúmeras crônicas, artigos, ensaios, que constituem ricas informações, da história de Mato Grosso e do atual estado de Mato Grosso do Sul. Entretanto, o usuário dessas fontes publicadas por meio do IHG-MS e da ASL deve realizar a sua leitura com muita cautela e precedida de uma crítica realista prévia, já que

estão carregadas de ideologias e mitos, para engrandecer os “pioneiros” que ocuparam (reocuparam) as terras sul-mato-grossenses.



192 visualizações2 comentários
Musician

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page