
Alex Fraga
Live – Double Boss Blues direto da Casa de Cultura Raul Seixas em São Paulo
Um sábado de muito blues na capital paulista com o Double Boss Blues, formado através de um projeto que se iniciou em 2015 com o músico Leone da Gaita e o guitarrista Bruno Gouvêa. A Live será transmitida pela 'Casa de Cultura Raul Seixas' tocando e contando a história dos clássicos do Delta Blues e Chicago blues. Esse projeto foi criado pela junção desses experientes músicos independentes de São Paulo, têm por iniciativa: fazer um som itinerante pelas casas de show da cidade e grande São Paulo.
Leone da Gaita se interessou pelo blues quando ouviu pela primeira vez Red House com o mestre Jimi Hendrix, além do som da gaita de Bob Dylan. Foi quando descobriu através de um programa de rádio o som autentico do Velho Blues num formato de violão, gaita e a voz rouca e forte do “bluesman” que o deixou fascinado. Dai em diante começou a pesquisar e também a iniciar seus estudos de gaita e violão. Bruno Gouvêa é músico há 15 anos, toca profissionalmente a nove anos. Neste período já tem passado por diversas casas de shows em São Paulo, e região como Bourbon Street, The Orleans, Na Mata Café, Cervejaria Munique em São Paulo, Villa Blues em Botucatu, e Blues ont the Rocks em Ubatuba. Para conhecer mais o trabalho desse duo de blues, é só acessar www.doublebossblues.com.br.
Delta Blues é um dos mais antigos estilos da música blues. Foi originado na região do delta do rio Mississippi , nos Estados Unidos , que se estende de Memphis, Tennessee, a norte, a Vicksburg, MIssissippi no sul, e do Rio Mississippi a oeste ao Rio Yazzo a leste. Essa área é famosa tanto pelos solos férteis como pela sua pobreza extrema. Guitarra e gaita são os instrumentos predominantes da região. Os estilos vocais vão dos mais introspectivos e calmos aos mais ferozes e entusiásticos.

Já Chicago blues é uma forma de música blues que foi criada em Chicago com a adição de instrumentos elétricos, bateria, piano, baixo e algumas vezes saxofone ao estilo básico de cordas/gaita do Delta blues. Este estilo desenvolveu-se principalmente como consequência da "Grande Migração" de trabalhadores negros pobres do sul dos Estados Unidos para as cidades ricas do norte, Chicago em particular, na primeira metade do século XX.