top of page

Literatura - Rubenio Marcelo lança obra nesta terça-feira

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • 7 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura


“Caminhos... 100 Poemas Escolhidos...” é o título do novo livro que o poeta Rubenio Marcelo estará lançando nesta terça-feira (7) às 19h30), no Auditório da Faculdade Insted, situado na Rua 26 de Agosto nº 63, Centro - Campo Grande. A obra literária tem aprovação e apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS) da Fundação de Cultura de MS.


No início do lançamento, haverá uma concisa pauta artística aberta ao público com repentes de Ruberval Cunha, e também o violonista Marcelo Fernandes, que é Doutor em música e um dos principais nomes do violão clássico contemporâneo. A cantora e musicista Lenilde Ramos interpretará (em voz e acordeon) o Hino de Mato Grosso do Sul.

 

Para proporcionar também meio próprio para a leitura inclusiva, o livro “Caminhos... 100 Poemas Escolhidos de Rubenio Marcelo” contém um QR-Code no formato de audiolivro, recurso específico para efetiva acessibilidade. Ademais, também será disponibilizado no Lançamento do livro o trabalho de uma profissional Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), também otimizando a acessibilidade.

Publicado pela editora Life, Caminhos... reúne uma centena especial de textos da produção poética do escritor Rubenio Marcelo, incluindo poemas ainda inéditos; como também poemas escolhidos de outras obras suas, inclusive o estudado Vias do Infinito Ser – livro que foi indicado pela UFMS como leitura obrigatória para os recentes Vestibulares e PASSE (no triênio 2021/22/23) e que foi lançado com sucesso também em Portugal.


Transitando na trilha existencial, contendo aspectos da metalinguagem, da intertextualidade, da essência do Ser e da condição humana, como também celebrando o aspecto telúrico regional, esta antologia poética de Rubenio Marcelo compendia assim simbólicos ‘caminhos da sua carreira literária’ num seleto percurso/recorte fecundo da sua obra em versos. Caminhos é uma amostra significativa textual contida em livros do autor (escolhidos do ano de 2007 à atualidade): sendo 20 poemas inéditos/atuais; 20 poemas do livro Vias do Infinito Ser (1ª ed., 2017; e 2ª ed. 2021); 20 poemas do livro Veleiros da Essência (de 2014); 20 poemas do livro Voo de Polens (2011); 10 poemas do livro Horizontes D’Versos (2009); e 10 poemas do livro Graal das Metáforas (2007). O livro tem prefácio da profª e ensaísta Ana Maria Bernardelli, apresentação da poeta e escritora Sylvia Cesco, e orelha/comentário da poeta Raquel Naveira, que é mestre em Comunicação e Letras. O livro “Caminhos... 100 Poemas Escolhidos de Rubenio Marcelo” chega com significativa fortuna crítica também de outros nomes expressivos da literatura regional e nacional.

 

O autor: Rubenio Marcelo é poeta escritor, compositor, ensaísta, revisor e advogado. É membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual é o atual secretário-geral. Autor de treze livros publicados (3 em coautorias) e três CDs, sendo que um dos seus livros mais recentes (Vias do Infinito Ser) foi indicado pela UFMS para os Vestibulares (e Passe) no triênio 2021/22/23. Rubenio foi Conselheiro Estadual de Cultura de MS. Detentor de premiações pela sua atuação literocultural, é um dos vencedores do tradicional concurso literário ‘Noite Nacional da Poesia’. É um dos autores homenageados no livro ‘Vozes da Literatura’ (FCMS), que também enfoca sua obra e biografia. (Assessoria de Imprensa)

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page