• Alex Fraga

Literatura - Livro infantil sobre a cultura cigana será lançado nesta sexta

Obra traz histórias inspiradas em lendas e contos que resgatam cultura cigana

Neste sábado, (8), a literatura cigana ganha mais um representante, o livro 'Era uma vez… um povo cigano", escrito pela Cigana Luna Negra, que também é dançarina, professora de dança cigana e flamenca, taróloga, poetisa e escritora. O lançamento será na Biblioteca Municipal de Campo Grande Anna Luiza Prado Bastos, no Horto Florestal, em Campo Grande, às 19 horas.


Luna estreia na literatura realizando uma curadoria especial das histórias de Charles Perreout e dos irmãos Grimm que trazem a temática cigana. Os contos desses escritores são mundialmente reconhecidos e fazem parte da cultura infantil da humanidade. O objetivo da escritora é desmistificar a cultura cigana e transmitir informações relevantes sobre esse povo, mas de um jeito leve, divertido e lúdico usando os contos de fadas como inspiração.


"Eu pretendo também trazer reflexão profunda sobre o mundo em que vivem nossas crianças e adolescentes. Será que estamos realmente ensinando para elas valores como a paz, o amor, e o respeito à diversidade?', questiona a autora. Além disso, ela pontua que o hábito de ouvir e contar histórias faz parte da tradição de seu povo. "Nós nascemos e crescemos ouvindo as histórias e lendas contadas pelos nossos pais e avós, e é graças a elas que a nossa cultura se mantém viva passada de geração a geração", explica. Estima-se que hoje existam aproximadamente 500 mil integrantes de povos ciganos distribuídos pelo país, em pelo menos três etnias: os Calon, os Roma e os Sinti.


A Cigana Luna Negra vive há 30 anos em Campo Grande, mas já residiu em muitas cidades Brasil afora. Hoje, uma de suas atividades na Capital é a dança. Seu estúdio é uma verdadeira tenda cigana. “Temos ali vários elementos da nossa cultura, como o tablado de flamenco, o altar de Santa Sara, tachos de cobre e muitos outros detalhes. É uma maneira de levar às pessoas a cultura do nosso povo”, explica. O livro pode ser adquirido na pré-venda, pelo site https://bit.ly/eraumavezumpovocigano. Ele é publicado pela editora Vida Produções, uma editora sul-mato-grossense, que há 13 anos lança os livros de literatura infantojuvenil, da escritora Mara Calvis, com 25 títulos publicados. Desde o ano passado, abriu as portas para todos os escritores que desejam concretizar o sonho de publicar sua obra.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo