Nesta terça-feira (14), a partir das 19 horas, na Plataforma Cultural, o livro "Trancas e Aldravias", da autora Iolete Moreira, pioneira em Mato Grosso do Sul no estudo e na produção de poesia com a técnica chamada aldravia, criada nos anos 2000 como um gênero literário genuinamente brasileiro.
Essa técnica, ao mesmo tempo tão simples e desafiadora, consiste na produção de poemas com apenas seis palavras. Como professora aposentada, Iolete vê no gênero uma solução inventiva para uma nova geração acostumada aos textos curtos encontrados na internet. O nome aldravia vem de aldrava, peça de ferro que se usava antigamente para bater na porta. Simboliza a poesia que bate à porta para entrar, por isso também o título escolhido por Iolete, “Trancas e Aldravias”.
A apresentação do livro ficou por conta de Andreia Donadon, uma das criadoras do gênero literário, com quem Iolete mantém contato e troca experiências desde 2010. O prefácio é da poeta sul-mato-grossense Raquel Naveira. Com mais de 100 aldravias, a obra é dividida por temas e é toda ilustrada e colorida. As ilustrações são de Guto Naveira, cujo estilo próprio denominado pop art cartoon mistura o clássico pop art com o tradicional cartoon dos desenhos animados e com o grafite. (Assessoria de Imprensa)
Comments