top of page

Literatura - IHGMS distribui 2 mil livros gratuitos na Praça Ary Coelho

Foto do escritor: Alex Fraga
Alex Fraga
21 de ago.
2 min de leitura

Ação reúne literatura, poesia e apresentações artísticas para incentivar a leitura e valorizar escritores de Mato Grosso do Sul


A Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande, recebe nesta sexta-feira (21), a partir das 9h, a distribuição gratuita de cerca de 2 mil livros. A iniciativa é realizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS) e integra o projeto “O IHGMS vai aonde o povo está”, criado para aproximar a população da literatura e da produção de autores locais e nacionais.


Os livros, de diferentes gêneros e temas, estarão disponíveis até as 17h ou enquanto durarem os exemplares. A ação chega à nona edição e, desde 2018, já distribuiu aproximadamente 12 mil livros em Campo Grande. A programação também terá apresentações culturais, com participação do Encanto Coral da Terceira Idade, improviso guaicuru, dança cigana, música, performances e declamações poéticas. Entre os participantes estão escritores e poetas de Mato Grosso do Sul.


Para Iolete Moreira, idealizadora e coordenadora do projeto, a proposta é levar o instituto para além de sua sede e colocar o livro em contato direto com a população. Segundo ela, durante as ações é comum encontrar pessoas folheando e começando a ler as obras ainda na praça. O presidente do IHGMS, Valter Cortez, afirma que a distribuição também representa uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento e preservar a memória cultural. “Preservar a memória só faz sentido quando ela é conhecida, compartilhada e vivida pela sociedade”, afirma.


Além dos livros destinados ao público, serão entregues dez cestas de obras para instituições sociais e escolas. Os exemplares distribuídos são provenientes de doações de membros do instituto, editoras, livrarias e escritores. A iniciativa também chama atenção para a necessidade de estimular a leitura em um cenário marcado pelo consumo acelerado de informações digitais. O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas, que estará presente no evento, considera ações desse tipo importantes especialmente para os jovens. (Com informações da Assessoria de Imprensa)


Serviço: O projeto “O IHGMS vai aonde o povo está” acontece nesta sexta-feira (21), das 9h às 17h, na Praça Ary Coelho. A programação e a distribuição dos livros são gratuitas e abertas ao público.

 
 
 

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Narinha Lee
21 de ago.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Evento maravikhoso! Ha tempos não acontecia algo assim voltado pra cultura na Pça. Ary Coelho. Parabéns! Excelente matéria Alex!

Curtir
bottom of page