top of page
Foto do escritorAlex Fraga

Literatura - De hoje até sexta Dourados será a Capital da Cultura de MS



A cidade de Dourados a partir desta quarta-feira (8), até sexta-feira (10) será a Capital da Cultura de Mato Grosso do Sul. É que escritores, poetas, atores, músicos e agentes culturais da cidade e região estarão reunidos na terceira edição da FELIT (Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul). Com apoio total do presidente do legislativo municipal, Laudir Munaretto (MDB), ela tem como objetivo principal a popularização e valorização do livro e da leitura de autores regionais, além de incentivar novos leitores. O público alvo da feira literária é a comunidade escolar (estudantes, professores, pais), amantes do livro e o público em geral.


A ideia central dos organizadores (Grupo Arandu) é dar visibilidade à leitura e ao escritor regional, estimular e difundir a produção artística, literária, cultural, intelectual e editorial do estado, além de oferecer ao escritor regional a oportunidade de participar das sessões de autógrafos da feira e, ainda, formar plateia para as atividades culturais. A Feira Literária reúne escritores, artistas e editores de Dourados e várias outras cidades de MS. As atividades compreendem exposição e lançamento de livros, sessões de autógrafos, declamação de poesias, teatro, arte visual (telas), cordel (gaúchos x nordestinos), músicas, canto coral e intervenções artísticas ao vivo, incluindo batalha de rap e canto coral. Estão previstas também oficinas e palestras com os autores de livros indicados nos vestibulares deste ano de três universidades públicas do Estado - UFMS, UFGD e UEMS.


O presidente do Grupo Arandu, professor universitário, poeta e escritor Carlos Magno Amarilha disse que a Feira é fundamental para a cidade. "A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de desenvolver a criatividade, a imaginação, a comunicação e o senso crítico. Além disso ela amplia a habilidade na escrita. A Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul - FELIT, estamos na terceira edição, ela é muito importante porque o público que participa, envolve crianças e estudantes adolescentes. Isso faz com que a nossa Feira possa valorizar a popularização do livro e das leituras literárias, mas acima de tudo do escritor regional, que vai expor seus livros, o que fará sessão de autógrafos... Isso que é o diferencial do nosso evento, da Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul. Este ano estamos com a programação bem extensa, pois vamos ter teatro, coral, batalha de rap... com muitos escritores confirmados, cerca de 50.. Declamação, cantores, músicos entre outros artistas. Uma valorização enorme pela arte. Participam também a Academia Douradense de Letras, Grupo Literário Arandu, Coletivo Arrebol, Canto das Letras, a Biblio Editora, Centro de Documentação Regional da Universidade Federal da Grande Dourados, a Editora da UFGD, o projeto de publicação de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o curso de História da UEMS de Amambai, o projeto Cuidar do curso de Letras da UFGD, curso Liberarte - projeto Sócio Cultural, então a participação de todas essas entidades faz com que a nossa Feira seja muito mais importante".


A abertura da III FELIT-MS será às 19h desta quarta-feira (8), no saguão da Câmara Municipal, anexo ao Shopping Avenida Center. Após a recepção a estudantes, convidados e público em geral, haverá apresentação cultural, com música, poesia e piano e o lançamento do livro “Enferrujamento D'Alma”, do poeta e escritor Athayde Nery de Freitas Junior.



57 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page