top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Literatura – Chá Acadêmico da ASL terá Ruberval Cunha dia 31

No próximo dia 31, às 19h30 min, o poeta e repentista, Ruberval Cunha estará participando do evento cultural “Chá Acadêmico” promovido pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. O evento acontece na rua 14 de Julho nº 4653 – Altos do São Francisco, em Campo Grande (MS). O tema é muito sugestivo: “Encontros para a poesia – um depoimento literário” e, em interação com o público, ilustrará tudo com performances especiais do seu conhecido “Improviso Guaicuru”.


Haverá também, na abertura, uma pauta artística especialmente elaborada: declamação com Aloizio Soares, e música com o intérprete e violonista Reginaldo Sans. Outra atração especial do evento será a participação de Roseléia Valadão, artista plástica, poeta e professora, que desenvolve trabalhos no campo da pintura e ressignificação de objetos cotidianos, e que pintará um quadro temático ao vivo (no palco da ASL) durante a programação.


Ruberval - com 30 anos de atuação no mercado cultural, pós-graduado em Gestão de Projetos pela Universidade Anhanguera, formado em Letras pela UFMS, Ruberval Cunha é o criador do “Improviso Guaicuru” – modalidade que agrega técnicas teatrais, linguagem poética, aspectos musicais e participação direta do público, em performances do repente, e que vem ganhando espaço em aberturas de eventos, exposições e palestras show. Palestrante, ator, poeta repentista e Gestor de Educação e Segurança de Trânsito, já exerceu o cargo de Presidente da União Brasileira de Escritores/seccional MS, atuou como Conselheiro no Conselho Estadual de Cultura/MS e Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande.


Como poeta e declamador é tricampeão da Noite Nacional de Poesia. Com atendimento personalizado, atende empresas privadas e instituições públicas, com palestras e apresentações culturais diversificadas. Apontado por muitos como um dos principais nomes da poesia oral de Mato Grosso do Sul e do país, Ruberval coleciona significativos elogios à sua arte: registrados na voz de grandes nomes da cultura nacional, como: Adélia Prado, Wally Salomão, Nélida Piñon, Thiago de Mello e Affonso Romano de Sant’Anna, entre outros, em eventos da Noite Nacional da Poesia. Segundo Joaquim Moncks, escritor, advogado e conferencista gaúcho, Ruberval Cunha é um Gênio da Oralidade.


De acordo com Ruberval, “a sua atuação neste encontro proporcionado pelo Chá da ASL será também uma viagem multifacetada com a presença de elementos da linguagem literária oral e personagens culturais que possuem papel relevante na sua história e visão como artista, nomes regionais e nacionais como Elpídio Reis (ex-presidente da ASL), Arassuay Gomes de Castro, Papi Neto, Rachid Salomão, Manoel de Barros, Américo Calheiros, Rubenio Marcelo, Iolete Moreira, Wally Salomão e Joaquim Moncks, entre outros”.


Para o presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique Alberto de Medeiros Filho, “Como o artista Ruberval Cunha agrega com desenvoltura técnicas teatrais, discurso poético, elementos musicais e traz o público para a cena, temos uma efetiva democratização e popularização da palavra literária; é um passeio envolvente entre rimas e histórias”. Ainda segundo Medeiros, “abordar os diferentes estilos literários e vertentes artísticas é um dos objetivos da Academia Sul-Mato-Grossense, e é uma satisfação receber este mestre premiado no universo da poesia”.



Já o Secretário-Geral da ASL, escritor Rubenio Marcelo, criador da nomenclatura que batizou de “Improviso Guaicuru” o original repente performático de Ruberval Cunha, esclarece que, “como sabemos, a teoria literária abrange embasamentos em áreas diversas como a linguística, a filosofia, a psicologia e a sociologia. Neste caso, disciplinas que se conectam e se harmonizam na linguagem oral única do poeta convidado, conferindo sua identidade de sujeito-leitor-escritor”.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page