top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Lançamento - Fundador da Thomaz Lanches e sua trajetória em um livro nesta quinta


História de lanchonete que virou verdadeiro patrimônio da cidade foi tema de pesquisa que virou livro.


***Raquel de Souza*** - - -

Em 1978, o libanês José Thomaz abria as portas de uma lanchonete na Rua Sete de Setembro para servir esfihas e receitas tradicionais de família. Além dos deliciosos salgados, a confiança no cliente fez com que o local tivesse sucesso e permanecesse de portas abertas até hoje, tornando-se um verdadeiro patrimônio de Campo Grande. Para retratar essa história, as pesquisadoras Elaine Cristina Paganotti e Maira Nunes Farias, em parceria com a professora Maria Augusta de Castilho, estão lançando nesta quinta-feira (16), às 19h30, no Espaço Joseph, o livro “José Thomaz: Um Libanês Visionário em Campo Grande”.


“Nosso programa na universidade é de desenvolvimento local, e o Thomaz Lanches está dentro da linha de pesquisa porque montou gradativamente um negócio e também contribuiu para o desenvolvimento da cidade, pois para nós não existe desenvolvimento sem esse capital humano”, explica a professora Maria Augusta. “O trabalho de escrever o livro foi muito gratificante para nós, uma honra. A cada dia ouvindo um pouquinho da história a gente também se viu presente. Assim como nós, imagino que muitos campo-grandenses se sentem parte da família Thomaz Lanches, e o livro é uma forma de eternizar tudo isso”, completa Elaine.


Toda a família de José Thomaz, que está intrinsecamente ligada aos negócios, participou do processo de elaboração do livro. “A recepção deles foi maravilhosa, eles abriram as portas para a gente, sempre se colocando à disposição. É uma história que acaba se entrelaçando com a história da cidade e com a história de cada um que vai ler o livro, faz parte da cultura de Campo Grande”, afirma Maira.


Entre os seis filhos do fundador, José Thomaz Filho e Ricardo Thomaz ficaram responsáveis por gerenciar os negócios, que hoje já incluem uma segunda unidade na Avenida Bom Pastor. As receitas da família e o ingrediente principal – a confiança nos clientes, que não têm os pedidos anotados – continuam sendo seguidos à risca. “Nós conseguimos transportar essa visão do meu pai de que não é só o dinheiro que conta em uma empresa, não é só o lucro, é ter o prazer de receber. Esse é o legado que ele nos deixou”, comenta Thomaz Filho. “É um modelo de atendimento que ele passou para a gente, de valorizar o cliente. Isso se transforma em amizades, temos clientes que viraram amigos de muitos anos”, completa Ricardo.


Para os filhos, ter a história do pai eternizada em um livro foi um momento de muita emoção. “Para a gente foi uma alegria e foi extremamente gratificante, porque o livro é uma coisa que fica para a eternidade. Toda a família deu sua contribuição, combinamos lembranças, relembramos fatos, histórias interessantes. Na verdade foi um presente que acabou virando uma obra muito legal para quem tiver oportunidade de ler”, resume Thomaz Filho.


*** É jornalista


Serviço: O lançamento do livro “José Thomaz: Um Libanês Visionário em Campo Grande”, publicado pela Life Editora, será realizado nesta quinta-feira, dia 16 de setembro, às 19h30, no Espaço Joseph, que fica na Rua Sete de Setembro, nº 805.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page