top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

III FELIT - Jaminho: "sem a literatura comparada, nada feito"



O escritor, poeta e jornalista de Guia Lopes da Laguna (MS), James Jorge Barbosa Flores, mais conhecido como Jaminho, que esteve na III Feira de Literária de Mato Grosso do Sul realizada de 8 a 10 deste mês em Dourados (MS), falou ao Blog do Alex Fraga sobre a importância do retorno da literatura nas escolas de ensino médio no país como de fundamental importância para o retorno da leitura entre os jovens.


"Nós já estamos há 5 anos que a Literatura deixou de ser obrigatória no ensino médio. Se quando era obrigatória, e vamos ser franco, já havia problema no ponto de vista pedagógico, metodológico... Nem todo o conteúdo era ministrado. Os professores começavam geralmente com aqueles conteúdos cronologicamente mais lá atrás, o que atrai menos o jovem. Sempre falava para meus colegas quando eu estava trabalhando, para começarem com temas atuais, história em quadrinhos, gibis e vai voltando gradativamente. Mas, nem todo ou quase nenhum fazia isso. Seguiam somente os manuais", argumentou.


Jaminho afirmou que com o retorno da matéria obrigatória, as coisas poderão mudar. "Agora que acredito que voltando a Literatura como matéria obrigatória nas escolas, constante, presente na grade curricular, na minha opinião precisaria de uma mudança, na didática. Não ter aquela grade curricular necessariamente não ser cumprida no ponto de vista cronológico e sim no ponto de vista temático, O professor tem que ter na mente que para desfrutar e compreender a Literatura, ela tem que ser comparada, pois sem a literatura comparada, nada feito".


O escritor e professor Jaminho já publicou 12 livros de contos, entre os quais, Punhal enluarado; La vai a Chalana, Guarânias dizem adeus; Onça Pitoca; Roda de tereré e Tereré anestesia. Ele é membro da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul. Na Feira Literária de Mato Grosso do Sul em Dourados, ele estava com várias obras, entre elas a sua mais recente, intitulada Mitologia Pantanal, pela Editora Urutau.

54 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Nov 15, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Parabéns a você James...Jaminho e ao Nobre Jornalista e Poeta Alex Fraga, por excelente matéria

MITOLOGIA PANTANEIRA,

sucesso total.

Tempestade em tromba d'água

Sangra a terra e faz da sepultura nascer vida, brotar guavira.

Like
bottom of page