top of page

III FELIT - Helena Pereira: "participar da Feira Literária é uma grande emoção!"

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • 16 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

A professora, poeta e escritora de Amambai (MS), Helena Pereira esteve participando da III FELIT (Feira Literária de Mato Grosso do Sul) realizada no período de 8 a 10 deste mês, na Câmara Municipal da cidade, no anexo do Shopping Avenida Center, em Dourados e disse ao Blog do Alex Fraga que sua primeira participação no evento que reuniu vários escritores, poetas e artistas do Estado, foi de extrema emoção.


"Posso afirmar que essa experiência de participar da III FELIT é uma emoção muito grande no sentido literal. Eu vejo um artista, vejo as suas criações, o teatro, as declamações, música, eu choro de tanta emoção de participar desse evento literário tão grandioso. Além disso estou aqui lançando meu primeiro trabalho e que mostra poeticamente a minha cidade Amambai", disse.


Helena Pereira comentou como foi todo o processo de construção e criação de seu livro intitulado " Amambai: tua história em versos", pela Editora Biblio. " O meu primeiro livro surgiu de muito tempo de escrita. Eu gradativamente ia escrevendo poesias nos cadernos, folhas e deixando na gaveta. Um processo de pertencer. Trabalhei muito na Faculdade de História, na questão da Colonização, da Guerra do Paraguai e aquilo tudo misturava a história da minha família que são colonizadores da região onde vivo (Amambai). Isso fez surgir em mim esta vontade de escrever. Eu não gostava de escrever textos corridos e sim de rimar. Mas isso não tinha muita importância na faculdade na época. Então eu ia guardando... Recentemente, após morar um tempo fora para fazer o meu mestrado, retornei para Amambai e me senti muito acolhida. Come isso aflorou em mim e se tornou o livro".


Helena Pereira é natural de Guia Lopes da Laguna (MS) e retornou para sua família, em Amambai, aos 11 anos de idade. Nesta terra constituiu família, onde permanece até os dias de hoje. Escritora desde a adolescência; professora de formação. Já teve poesias premiadas em concursos de literatura. Estudiosa e acadêmica, licenciou-se em História, Ciências Sociais, Geografia e Pedagogia, mas sempre escrevendo poesias. É autora de livro científico voltado à educação, Educação Estatística nas Ciências Humanas: um ensino interdisciplinas com enfoque CTS. Já ganhou prêmios em festivais de poesia e participou da publicação de antologias e lançou o Livro Amambai: tua história em versos em 2023.





 
 
 

13 commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
Ospite
17 nov 2023

Não foi fácil, mas você consegui. Parabéns pela força, empenho e dedicação!!! Que essa seja a primeira de muitas conquistas minha eterna amiga ❤️🌸

Mi piace
Helena Pereira
Helena Pereira
17 nov 2023
Risposta a

Obrigada. 😍

Mi piace

Ospite
17 nov 2023
Valutazione 5 stelle su 5.

Incrível! Parabéns!

Mi piace
Helena Pereira
Helena Pereira
17 nov 2023
Risposta a

Obrigada🤗

Mi piace

Ospite
17 nov 2023
Valutazione 5 stelle su 5.

Parabéns Helena e sucesso sempre!

Mi piace
Helena Pereira
Helena Pereira
17 nov 2023
Risposta a

Obrigada 😉

Mi piace

Ospite
17 nov 2023
Valutazione 5 stelle su 5.

Dedicação e constância a fez acreditar no próprio trabalho e hoje com muita coragem começa a colher os frutos, bastou acreditar em si mesma. parabéns pelo trabalho e pelo talento.

Mi piace
Helena Pereira
Helena Pereira
17 nov 2023
Risposta a

Obrigada 😍😎

Mi piace

Ospite
17 nov 2023
Valutazione 5 stelle su 5.

Parabéns Helena pelo seu trabalho!

Mi piace
bottom of page