Gastronomia – Puchero e o prazer de uma copeira em cozinhar essa iguaria em Furnas!
- Alex Fraga
- 31 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Arte de cozinhar da sorridente Katyusce Espírito Santo da Silva (Katy) em Furnas do Dionísio

Pouco sabem, mas o Puchero é um prato tradicional em vários países, inclusive no Uruguai, e é um prato a base de carne e legumes. O nome Puchero veio do latim e era como chamavam as panelas na época.. Eram recipientes rústicos e feitos de barro. Se cozinhavam nessas panelas as carnes e os vegetais, e era a comida preferida da população. Em Furnas do Dionísio, comunidade quilombola distante a 31 quilômetros de Campo Grande (MS), esta iguaria sempre está no cardápio dos moradores da região.
A copeira Katyusce Espírito Santo da Silva (Katy), apesar de ter nascido em Campo Grande, aos 7 anos foi morar em Jaraguari e há anos convive na comunidade quilombola, tem uma história interessante na localidade e na arte de cozinhar, principalmente o “Puchero”. Ela trabalha na Pax Nacional, na Capital, no entanto, não perdeu suas origens e história de luta com sua família. “Amo cozinhar sim. Minha família sofreu muito e até mesmo esteve acampada na beira de uma BR com os Sem Terra durante um ano. Mas continuamos lutando e hoje graças a Deus e principalmente a minha mãe Margarete Rosa Sampaio que é uma guerreira estamos bem. Valorizamos a amizade. Aqui em Furnas é um lugar que amo e adoro cozinhar”, comentou.

No domingo passado, Katy resolveu mais uma vez compartilhar com as pessoas da "Cachoeira", que sempre são recepcionadas pela simpatia de Eugênio Martins e sua cunhada Ivone (moradores de Furnas do Dionísio) e que cederam a cozinha rústica do local, a sua arte de fazer o Puchero. A copeira com sorriso largo fez com maior prazer a todos que estavam no local passando um domingo de tranquilidade e prazer. “Eu gosto de ver as pessoas felizes. Acho que todos nós devemos fazer isso sempre”.
RECEITA - Katyusce da Silva explica que sua receita do "Puchero" é a seguinte: alho, sal, batata doce, batata normal, mandioca, tomate, cenoura, cheiro verde, carne. Há também os caldos que elabora, de mandioca com bacon, mandioca com frango e mandioca com carne seca, além é claro do caldo de Puchero. Irresistíveis !!!
Comments