top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Fotografia – Valentim Manieri prepara “África Criança” em Furnas

Atualizado: 1 de mar. de 2021


O fotógrafo americano Ansel Easton Adams que faleceu em 1984 disse um dia:

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos”. Talvez é nesse pensamento e visão que um dos grandes artistas nessa arte em Mato Grosso do Sul, o fotógrafo Valentim Manieri está preparando um ensaio dos quilombolas de Furnas do Dionísio, comunidade negra que fica localizada há 31 kim de Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Ele foi convidado e autorizado para fazer essas fotos pela comunidade.


O ensaio fotográfico que é um projeto para exposição terá três etapas e começará com as crianças, intitulado “’Africa Criança”. Ele irá mostrar em suas lentas, a beleza e alegria dessas crianças que vivem hoje na comunidade quilombola de Furnas do Dionísio. Uma inocência que transborda em felicidades, mesmo com as dificuldades que enfrentam em vários setores, principalmente no que se refere a própria saúde.


Manieri que depois fotografar os jovens, que como as crianças, têm uma beleza rara. E seguindo a terceira etapa desse trabalho fotográfico, o artista das lentas vai ao passado e fotografar aqueles que já estão há anos nesse lindo vale morando na natureza. O olhar de Manieri com certeza mostrará a força e a beleza dos negros desse que é uma das mais lindas regiões do Mato Grosso do Sul. É aguardar !

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page