top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

FLIB - Feira Literária de Bonito aumenta fluxo turístico na região



Por Silvio de Andrade ****


Em um período de baixa temporada nos destinos da Serra da Bodoquena, a realização da sétima edição da Feira Literária de Bonito (FLIB) movimentou a cidade além da expectativa esperada de visitantes para essa primeira semana de julho. A feira termina na semana que começa a alta temporada, com as férias escolares.


O prefeito Josmail Rodrigues apresentou um dado além das expectativas: como não ocorreria desde a reabertura do atrativo, a Gruta do Lago Azul recebeu 299 visitantes em um dia na semana, quase a sua capacidade (350) liberada pela prefeitura. “Sem dúvida, a feira agrega e atrai turistas para a nossa cidade durante a baixa temporada”, disse.

A secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio, segundo o prefeito, tem buscado criar um calendário forte de eventos anualmente e o município tem contado com o apoio do Governo do Estado e dos promotores. “Quem ganha é a cidade, a população e toda a cadeia do turismo, onde, além dos nossos atrativos, temos uma gastronomia forte”, comentou.


O diretor de turismo de Bonito, Elias de Oliveira, observou que todos os eventos proporcionam aumento de visitação e hoje a FLIB, com sete edição, criou uma identidade com Bonito. “Percebermos pelo movimento na praça assim como nos restaurantes no período do almoço (geralmente os turistas almoçam nos passeios) e havia um fluxo grande no centro da cidade nesse período. Os hotéis estavam com alta taxa de ocupação durante a semana”, adiantou.


Estado garante apoio - Para o secretário estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania e diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Marcelo Ferreira Miranda, o compromisso do governo é o de apoiar eventos que valorizem a cultura e promovam o desenvolvimento econômico.


“A FLIB cumpre um papel importante, tem tudo a ver com a nova formatação administrativa do governo, onde o governador Eduardo Riedel uniu a cultura com o turismo e o esporte e esse evento demonstra que a integração, além do apoio e do incentivo, contribui sobremaneira com o turismo. Nosso propósito é buscar sempre o aumento do fluxo turístico com a sustentação desse tripe”, pontuou.


Miranda disse que atrair mais turistas aos destinos do Estado é um grande desafio, mas salientou que o Estado está empenhado em apoiar a realização de grandes eventos, como a FLIB, para movimentar a chamada indústria sem chaminé. “Vamos investir muito forte esse setor, com a Fundação de Turismo trabalhando com antecedência na promoção do Estado em nível nacional.”


Feira atrai turista - Na avaliação do produtor cultural e organizador da FLIB, Carlos Porto, a feira tornou-se um produto também turístico: “hoje tem pessoas viajando para Bonito para assistir a feira em busca de um evento literário que tenha shows, livro, poesias e natureza. Agregando tudo isso faz com a natureza seja um viés para atrair esse público para o destino”

A 7ª FLIB tem como eixo principal a relação literatura e natureza, que permeou as propostas anteriores, dada a urgência de se pensar qual história da vida humana pretendemos contar para nós mesmos e para as gerações futuras, e esta edição foi marcada por discussões sobre questões ambientais e lançamento de livros com o tema. Hoje o evento tornou-se um diferencial nessa linha de raciocínio, além de sua contribuição à cultura no meio escolar.


“No momento em que vivemos no mundo, em que a natureza tem sua importância nós estamos aqui, em Bonito. Eventos bons só crescem na sua continuidade, já são sete anos e nós queremos comemorar os dez”, disse Carlos Porto, que trouxe para Bonito grandes nomes da literatura brasileira e shows do nível de Geraldo Azevedo e Toni Garrido.


***É jornalista

43 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Valdir Dala Marta
Valdir Dala Marta
Jul 09, 2023

Estive lá, com familiares. Estavam disponíveis, principalmente nos estandes da UBE-MS e Editora Life, obras que tratam ou retratam MS, como por exemplo Crônicas da Cidade, de André Luiz Alvez, Che Tiempo Guaré, de Nery da Costa Jr. Também autores sulmatogrossenses ou que aqui atuam, como Diana Pilatti (Haicais e Outros Poemínimos), e, surpresa, quadrinistas como Fábio Quill, Wanick Correa e um coletivo em "Quebra Torto"

. Shows muito bons, com Érica Spindola, Leo Duarte e Tony Garrido, e uma decoração, na Praça da Liberdade, muito interessante, com livros à disposição do público. Na decoração, destaque surpresa para os guarda-chuvas brancos, um belo e inusitado efeito.


Like
bottom of page