top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

FLIB - Decoração da Praça da Liberdade surpreende e encanta a todos !

Fotos: Elis Regina Nogueira **** - - -

Uma decoração é um trabalho para "alimentar os sentidos". Na realidade ela transmite diferentes sensações a quem está no ambiente. Nesse pensamento que quatro mulheres: Selma Rodrigues (coordenadora), Linda Raquel Benitez (pesquisa), Zoo (ambiente/decoração) e Eliane Oliveira (paisagismo), conseguiram deixar a Praça da Liberdade em Bonito (MS) onde está sendo realizada a Feira Literária, em um ambiente leve, onde os frequentadores puderam sentir essa liberdade de espaços.

Selma Rodrigues, mais conhecida por Seceu coordenou o projeto de decoração da FLIB, afirmou que a intenção é que a cada ano tenham mudanças e adaptações para que fique melhor para a população e aos expositores. "É necessário ter muita atenção com tudo pois um trabalho realizado em uma feira literária é diferenciado. Envolve crianças e adultos. Temos que pensar nos mínimos detalhes e também se adequar com o próprio orçamento que muitas das vezes não cobre o que realmente queremos propor".

Seceu disse que esse ano na FLIB o pensamento principal do conceito de decoração da praça tinha que ser diferenciado das edições anteriores. "Sempre fizemos a "Árvore do Saber" com seus livros pendurados em fitas (malhas). Esse ano pensamos em algo que fosse fluir, que existisse uma leveza e sombriamento onde causaria um impacto saudável para todos os frequentadores. A colocação das sombrinhas e malhas se uniram justamente para tornar tudo mais leve. É aquele pensamento de que tudo deveria flutuar. O conceito é justamente esse: tornasse algo aberto e com leveza. Tudo isso foi feito e o resultado foi belo. O que é gostoso é justamente isso: "trabalhar com o inusiitado" como o guarda-chuvas e os pallets".


A coordenadora do projeto salientou ainda que a população de Bonito respeita tudo e não leva embora algo da decoração. "No início, na área onde ficam os pallets, poltronas, iríamos colocar samambaias. No entanto, como é uma planta muito sensível, optamos por uma mais resistente como as bromélias e isso foi feito, Os livros pendurados na "Árvore do Saber" ninguém leva de início e apenas no último dia que as pessoas podem pegar. Esse respeito extremamente importante".


Na FLIB 2023 o interessante é que os stands ficaram concentrados em um local apenas, onde permaneceram as editoras, cafés, salas de reuniões, entre outras representações culturais. O "salão" ao todo ficou com 18 stands: Ibira Ecodesign, Editora Paulus, Dancéia, Café Literário, Adufms, Academia do Aprender, Governo MS, Artesanato, Quadrinhos MS, Fundação de Cultura, Hamurabi, UBE, Life Editora, Gibiteca, além do Espaço Fala Natureza, as salas Marâo e a Hono-e, além da Casa Quintal (Manoel de Barros).

104 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Maria de Lourdes da Costa
Maria de Lourdes da Costa
Jul 08, 2023

Linda decoração

Like
bottom of page