
Manoel de Barros escreveu que "passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas, e me encantei". Todos que passaram diante do stand da Casa-Quintal Manoel de Barros, na Feira Literária de Bonito, em Bonito (MS) com certeza tiveram essa sensação de encantamento ao depararem com uma das "miudezas" daquele local. A Casa se tornou itinerante pela primeira vez com um acervo raro da artista e diretora de arte, Ramona Rodrigues e aos cuidados delicados, sensíveis e atenciosos da mediadora Raylla Mirela. Um espaço que é a cara, o jeito do poeta que sempre viajou por mínimos de sonhos.
"Trouxemos um pouco desse nosso modo de ver e sentir a Casa-Quintal para as pessoas aqui na FLIB. Um trabalho como se fosse uma linha do tempo para rodar com a gente. Até mesmo o pé de jaboticaba e o passarinho estão aqui para lembrar o que realmente é o encantamento da Casa. As folhas pelo chão, os livros, poemas, e tudo de uma maneira simples como o poeta sempre foi", comenta a simpática Raylla como muita emoção.Talvez Manoel de Barros lá de cima escolheu essa pequena mulher para que ela mostrasse também seus sonhos e emoções mesclados que a envolvem na Casa-Quintal.

No stand na FLIB, lá está em uma foto grande o poeta sorrindo e convidando a todos a aproximarem do local. O mais interessante é que apesar do vai e vem das pessoas visitando outros stands, ao depararem com o da Casa-Quintal, o "silêncio" impera. Tudo fica estagnado por uns instantes até que a pequena grande mulher Raylla rompe a barreira e convida para entrar e conhecer um pouco desse mundo mágico que é a poética e as "coisas" quase que irrelevantes na imaginação das pessoas, mas com o passar das falas, se torna gigantescas.
Algumas das obras do poeta nas gamelas, outros poemas pendurados dão verdadeiramente essa visão de uma literatura sem meio, inicio ou fim. O stand faz uma homenagem também a um dos idealizadores da Casa, o saudoso jornalista Pedro Spíndola, onde podem se encontrado o seu trabalho intitulado "A Celebração das Coisas". A Casa-Quintal pode ser visitada em Campo Gande de segunda a sábado, com horários estabelecidos, tanto para o público geral como escolas (estudantes) através de visitas guiadas. Para agendar o encontro com o universo lindo do poeta a pessoa poderá acessar o site Simpla, e contribuir, já que a Casa não recebe nenhuma verba governamental ou empresarial. O site é:
www.sumpla.com.br/produtor/casaquintalmanoeldebarros . Ou mesmo seguir pelo Instagram @casaquintalmanoeldebarros. Ela se localiza na Rua Piratininga, 363, em Campo Grande - Mato Grosso do Sul. Mais informações pelo telefone (67) 98167-8375. Vale a pena sentir esse cheiro e jeito poético de Manoel de Barros.
Comentarios