
O Arte nas Estações, idealizado pelo colecionador e gestor cultural carioca Fabio Szwarcwald, anuncia A ferro e fogo, a exposição que encerra a itinerância do projeto em Campo Grande. Curada por Ulisses Carrilho, a coletiva ocupará o Centro Cultural José Octávio Guizzo, a partir desta quinta-feira (19) e ficará até o dia 19 de fevereiro de 2025. O Arte nas Estações foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Energisa.
“Chegamos à última exposição em Campo Grande, exibindo um total de 262 obras de 27 artistas que retratam uma imensa gama de temáticas. A pluralidade da produção pictórica apresentada é capaz de afetar todo tipo de espectador. Com isso, o Arte nas Estações impulsiona a formação de novos públicos”, celebra Fabio. “Outro ponto a ser destacado são as tecnologias de relação e de participação desenvolvidas ao longo do projeto, fomentando a construção de novos saberes e reafirmando a expressão das identidades regionais por onde passa o Arte nas Estações. Tem sido emocionante ver as comunidades locais integrarem as suas práticas e interesses ao corpo das exposições.”

Do ambiente imersivo, sai o azul e entra o amarelo. Nas paredes, entre imagens do cotidiano no campo ou na cidade, há cenas que retratam o embarque de escravos em navios negreiros, o combate e a morte de Zumbi dos Palmares, o enterro de Chico Mendes, denúncias de queimadas e desmatamento, e o exército nas ruas durante a ditadura militar. Um grande sucesso da dupla Zezé di Camargo e Luciano, canção do imaginário popular que marca a passagem do século 20 ao 21, intitula a exposição: “A música A ferro e fogo, um fenômeno da cultura de massa, narra as mazelas que assolam a vida de um indivíduo. Da vida dura, no campo social, à vontade de ter o ser amado, na esfera pessoal”, observa Carrilho.
SERVIÇO: A FERRO E FOGO
Curadoria: Ulisses Carrilho
Idealização e direção executiva: Fabio Szwarcwald
Realização: A-Ponte
Temporada: 19 de dezembro a 19 de fevereiro de 2025
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo
End: Rua 26 de agosto, 453 – Centro
Campo Grande – MS – CEP: 79002-913
Horários de visitação:
Terça a sábado, das 9h às 18h (quinta, horário estendido até às 20h)
Entrada gratuita | Classificação livre
*** Por Jornalista Evelise Couto***
コメント