top of page
Foto do escritorAlex Fraga

Evento - Após dois anos, Festa de Nossa Senhora Aparecida volta à Furnas do Dionísio

Festa tradicional da comunidade negra acontece nesta quarta-feira (12)

Fotos: Valentim Manieri -


Uma história de fé e muita espiritualidade de uma das mais importantes mulheres da Comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio (distante a 31 quilômetros de Campo Grande MS), se transformou em uma das festas mais esperadas pelos moradores da localidade e região. Há 36 anos, Lurdete Santos Silva, mais conhecida como Dona Déte, após ter um processo de uma progressão muito forte de depressão, fez uma promessa para Nossa Senhora Aparecida para que pudesse livrá-la desse mal, e que pudesse seguir sua vida cuidando dos filhos e netos. Assim, conseguiu essa graça e todos os anos realiza a festividade com orações e alimenta as pessoas gratuitamente.


Dona Déte disse que há muitos anos sonhou com uma senhora de idade falando para ela da devoção por Nossa Senhora Aparecida. Assim que ela levantou, foi para o centro da cidade e retornou com duas imagens - uma maior e outra menor de Nossa Senhora. Programou para fazer um terço (1986) e posteriomente fez um almoço para as pessoas com 7 galinhas. Com o tempo, doações de devotos, tornou-se a cada ano uma festa para as pessoas com cavalgada, procissão, missa e um grande churrasco, além de doces feitos pela comunidade devota. No entanto, através da benção que ela obteve, outros milagres aconteceram na família e com amigos próximos, o que a fez ainda mais devota.

Esse ano completa 36 anos da festa que teve que ser interrompida por dois anos devido a pandemia. Mesmo com essa paralisação, Dona Déte não deixou de orar e agradacer por tudo que ocorreu em sua vida. Hoje a Festa de Nossa Senhora Aparecida em Furnas do Dionísio é sem dúvida alguma, o grande acontecimento para a comunidade quilombola. Na última edição foram aproximadamente mais de 2 mil pessoas que participaram e esse ano promete ser ainda melhor. PROGRAMAÇÃO - As festividades começam às 05h30 com uma cavalgada e sem seguida, por volta das 8h30 vai ocorrer uma procissão. Uma missa está programada para às 10 horas e o almoço gratuito para todos os presentes vai acontecer por volta das 12 horas. Os organizadores da Festa de Nossa Senhora Aparecida informam que é necessário levar talheres.


112 visualizações0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page