top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Entrevista - Lourdes Pedron: "O artesanato do Mato Grosso do Sul é valorizado sim!~

Trabalhando com o artesanato regional há mais de 20 anos, a artesã Lourdes Pedrão do Nascimento, mais conhecida no meio artístico como Lourdes Pedron, em entrevista ao Blog do Alex Fraga comenta sobre o trabalho que realiza, as dificuldades, as satisfações e todo o processo em trabalhar com o artesanato em Mato Grosso do Sul.

Blog do Alex Fraga - Quando o artesanato entrou em sua vida ?


Lourdes Pedron - Então... O artesanato entrou na minha vida há mais de vinte anos como profissão mesmo, no entanto, sempre fui uma pessoa apaixonada e interessada pelo artesanato. Com o passar dos anos eu resolvi fazer e levar mais a sério. Assim comecei a realizar as peças que faço e graças a Deus é muito aceito por todos, principalmente os turistas de outros estados.


Blog do Alex Fraga - Como é seu processo criativo? Como é essa criação de suas peças ?


Lourdes Pedron - Meu processo criativo das peças que elaboro é voltado para os temas regionais. Quando pego para fazer as peças, a imaginação chega rapidamente e assim vou praticamente voando com meus pensamentos e elaboro por exemplo São Francisco, pássaros do Pantanal e as índias regionais que é um trabalho muito especial, praticamente a minha marca no artesanato sul-mato-grossense.


Blog do Alex Fraga - Porque o artesanato no MS não é tão valorizado pelos órgãos governamentais? O que está faltando? Pensa assim ou não ?


Lourdes Pedron - No meu modo de pensar e ver, acredito que é valorizado sim. Digo isso porque em termos de apoio governamental, há programas interessantes e que levam por exemplo nossos trabalhos para feiras nas cidades do Estado e também fora de Mato Grosso do Sul com o apoio do Sebrae que dá uma excelente contribuição para valorização da nossa arte.


Blog do Alex Fraga - Você acha que de maneira geral as pessoas valorizam o trabalho artesanal em Mato Grosso do Sul ?


Lourdes Pedron - Nosso trabalho de artesanato é bem aceito, mas não podemos esquecer de frizar que para participar das feiras, temos que ter carteira de artesão e as peças passam por uma avaliação por técnicos, além é claro de passar no edital. Sim, não vou dizer que todos gostam mas a maioria gostam e valorizam sim.


Blog do Alex Fraga - Muitas pessoas reclamam que vendem pouco. O que é preciso para vender mais?

Lourdes Pedron - Eu particularmente acredito que para vender bem um produto de artesanato temos principamente priorizar pela qualidade e acabamento de primeira. Além de tudo, necessário divulgar o quanto puder seja nas redes sociais ou mesmo através dos conhecidos, amigos e os turistas que gostam. Acredito que é necessário até mesmo pesquisar o mercado e ver o que realmente o turista quer levar da sua região. De um modo geral querem os produtos voltados para o regionalismo. E como disse, fazer um trabalho com muita qualidade e que chame a atenção da pessoa de imeditado.

Blog do Alex Fraga - Existem várias categorias de produção de artesanato. Com qual delas você mais se identifica?

Lourdes Pedron - Eu me identifico com artes regionais, apesar de fazer várias categorias. Meu trabalho regionais säo diversos, como as índias, os São Francisco feitos na cabaça e modelado com porcelana frias, além é claro as aves diversas do pantanal sul-mato-grossense.

94 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page