© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
  • Alex Fraga

Educação – Festival de Inverno integra as artes no aprendizado das crianças

É de conhecimento de muitos que a arte como instrumento da prática pedagógica, a criança percorre trajetos de aprendizagem que com certeza propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo. No Festival de Inverno de Bonito, está sendo notório esse trabalho, principalmente o coordenado esse ano pelo arte educador Caciano Lima, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.


Exemplo disso está no trabalho de integração das artes, onde fez com que as tendas localizadas na Praça da Liberdade, do Espaço Gastronômico, Lounge Educativo e Literário, Espaço das Artes Visuais e também o de Saberes Indígenas se tornassem unidos para o saber dos alunos. Com isso eles podem desenvolver com mais facilidade suas potencialidades, como percepção, observação, imaginação e principalmente sensibilidade. E é assim de alunos do Instituto Família Legal de Bonito estão tendo essa maravilhosa experiência participando de toda essa integração intelectual e educacional.


Mais uma vez o Festival de Inverno de Bonito com esse conceito, mostra o que realmente deseja atingir, pois o evento como desde o início a diretora presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro disse, que “o festival não é de música” e sim de Cultura em geral e Educacional. Necessário que se deixe um legado para a comunidade e pela primeira vez está se conseguindo realizar esse trabalho.


Ontem os alunos, no segundo dia do evento,


puderam conhecer de perto uma exposição de quadros de artistas sul-mato-grossenses como Apres, Eduardo Azevedo, Gabriel Ribeiro, Lula Ricardi, Isabê e Patricia Hainey, e posteriormente terem essa visão, desenhando suas impressões. Simplesmente fantástico, pois como o grande educador Paulo Freire disse que “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidade para a sua construção. Construir conhecimento implica numa ação partilhada, já que é através dos outros que as relações entre sujeito e objeto de conhecimento são estabelecidas”. Um trabalho que merece todos os elogios possíveis, pois, e ensinamento inicial trará benefício para a vida toda.

.

18 visualizações