top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Dourados - "Pantanais de Areia" será lançado nesta quarta na abertura da FELIT



O livro "Pantanais de Areia", do advogado, poeta, escritor e presidente do Instituto Agwa, Nelson Araújo Filho será lançado nesta quarta-feira, a partir das 19h30 min, na Câmara Municipal de Dourados, no anexo do Shopping Avenida Center. O evento faz parte da abertura da IV FELIT - Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul. O autor do livro proferirá uma palestra onde contará um pouco da história e construção desse trabalho onde mostra os amores e dores de uma região do Pantanal até então pouco conhecida, o chamado Paiaguás dos Xarayés. Ele tem ilustração do artista visual campo-grandense Apress Gome, apresentação do jornalista Alex Fraga e prefácio do professor Dr. Carlos Magno Amarilha.


Esse é o primeiro livro de Nelson Araújo Filho, que após seus 60 anos, resolveu tirar da gaveta seus poemas e mostrar esse sentimento de conhecimento de 30 anos da região pantaneira. O organizador da IV Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul, professor Dr. Carlos Magno Amarilha, disse: "O poeta Nelson Araújo Filho, para escrever, ‘Pantanais de areia’, foi a pé, a nado, a cavalo, de barco, de trem, de avião, para conhecer e reconhecer o Pantanal, em que visita morraria, distingue o barro, a areia, o lamaçal, lugares sagrados, pede benção e proteção. Elucida de forma poética a gênese do pantanal, sua fundação, em uma viagem no tempo, na seca, na enchente e assim, foi buscar as assinaturas dos tratados entre Portugal e Espanha, dos governos dos Adelantados, dos jesuítas, conheceu as bandeiras dos bandeirantes, pegou carona com os canoeiros, ficou na festa dos ribeirinhos, dialogou com os bichos pantaneiros, entre areias e águas, para poder construir seus poemas sobre a preservação de um ecossistema, os cuidados e as nossas responsabilidades sociais diante deste tema tão imprescindível para os humanos e da própria sobrevivência da nossa espécie no planeta terra. O livro “Pantanais de Areia”, apresenta uma linguagem própria da cultura pantaneira".

198 visualizações4 comentários

4 комментария

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
joão francisco santos da silva
joão francisco santos da silva
26 июн.

Parabéns e sucesso para o Nelson. E agora aguardando o lançamento do livro aqui em Campo Grande.

Лайк

Гость
26 июн.
Оценка: 5 из 5 звезд.

Quero ler.

Sônia Ferreira - Dourados MS

Лайк

Гость
26 июн.
Оценка: 5 из 5 звезд.

Eu estou esperando o lançamento aqui em Campo Grande.


Monica Mendes

Лайк

Carlos Magno Mieres Amarilha
Carlos Magno Mieres Amarilha
26 июн.
Оценка: 5 из 5 звезд.

Mais um filho! Mais uma obra prima, temos o prazer de lançar um livro que vem colocar um novo olhar da literatura de Mato Grosso do Sul, um linguajar próprio do poeta que tem a sua marca, sua escrita canta o Pantanal da América do Sul, especialmente do lado brasileiro em forma de poemas que tem a alma e muita poesia. Tem como editor, o jornalista Alex Fraga, de Campo Grande e publicado pelo Grupo Literário Arandu.


Carlos Magno

Dourados-MS

Лайк
bottom of page