top of page

Dourados - Miliano Mc lança clipe “Monges e Vândalos” e reflete sobre paz e luta coletiva

  • Foto do escritor: Alex Fraga
    Alex Fraga
  • 1 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

*** Texto - Stella Zanchett - - - - -

***Fotos - Tatiana Varela - - - -


O rapper douradense Miliano Mc lançou no último dia 29, o clipe oficial da música Monges e Vândalos em seu canal no YouTube. A faixa, que já está disponível em diversas plataformas de streaming, traz uma combinação de rap e melodia suave, explorando as contradições e proximidades entre a busca por paz interior e a luta por mudanças sociais.


A inspiração para a letra da canção veio de ilustrações criadas pelo multiartista campograndense Diego Verme, conhecido pelo trabalho como grafiteiro, tatuador e músico. Miliano foi cativado por uma imagem de um monge com máscara de gás em um cenário apocalíptico, que representa visualmente o tema central da música.


A estética do clipe estabelece um diálogo entre a letra da música e o universo cinematográfico de Christopher Nolan. “Nossa inspiração parte da música do Miliano e busca referências no filme Inception - A origem, que aborda a dualidade de mundos invertidos”, explicou o diretor Fabricio Borges.

Produzida por Freitera, músico de São Paulo, Monges e Vândalos nasceu a partir de um beat enviado ao rapper. Miliano logo desenvolveu a letra da música, mas não se sentia satisfeito com o timbre do refrão. Ao imaginar uma sonoridade mais melodiosa, convidou LuMacê, cantora de Dourados, para emprestar sua voz ao refrão: "Ela foi super receptiva. A Luana canta muito, e logo a gente gravou a guia, que é uma primeira versão que orienta a gravação", contou o artista.


A produção do clipe ganhou fôlego com o convite da Punto Áureo Audiovisual, produtora dirigida por Fabrício Borges e Tatiana Varela. Juntos, eles inscreveram o projeto na Lei Paulo Gustavo, garantindo recursos para a gravação do vídeo. "Escrevemos um roteiro elaborado e, com o projeto aprovado, foi muito trabalho até chegar no resultado final", explicou Miliano. As filmagens aconteceram na Casa Chakra, na Tchibum e no estúdio da Punto Áureo, com figurinos criados pela própria equipe.


A produção musical ficou a cargo de Freitera, que além de beats, tocou guitarra, baixo, teclas e escaleta. As vozes foram captadas no estúdio NoPV, em Dourados, pelo músico PV Sanches. A mixagem foi realizada por Freitera, enquanto a masterização ficou com Jazzie, do estúdio NoiseBox.


O clipe ainda se destaca pelo compromisso com a acessibilidade. A letra da música de MIliano foi traduzida para LÍngua Brasileira de Sinais (Libras) por Ana Paula Oliveira Fernandes, professora com deficiência auditiva. A interpretação feita por Ana Paula traduz de forma emocionante a mensagem potente da música de Miliano.

Sobre a experiência de produzir o clipe, Miliano declarou: “Foi muito trabalhoso, mas também muito divertido. Aprendi muito com todos os envolvidos, tanto na parte musical quanto na produção do clipe. Estou muito feliz com o resultado e com a energia positiva que o trabalho trouxe. É gratificante receber elogios e saber que nossa arte tocou as pessoas. Isso nos dá ainda mais gás para continuar.”

Com essa produção cuidadosamente elaborada e carregada de significado, Mc Miliano oferece ao público uma obra que transcende a música, convidando todos a refletirem sobre suas lutas pessoais e coletivas.


O clipe já está disponível no canal oficial do artista no YouTube, no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=K9fxihXsDm8. e também no Blog do Alex Fraga:


*** É jornalista

 
 
 

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Nov 01, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

Ouvi e adorei

Gisele Nogueira

Campo Grande MS

Like
bottom of page