top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Dourados - Henrique de Sousa: um artista diferenciado e cheio de cores na FELIT!

*** Fotos: Francielle Grott/CMD*** - - -

O pintor francês Nicolas Poussin, considerado o principal representante do classicismo na pintura francesa do século XVI disse um dia: "As cores na pintura são como chamarizes que seduzem os olhos, como a beleza dos versos na poesia". Essa frase combinou bem na III Feira de Literatura (FELIT) que está sendo realizada em Dourados (MS) com a presença de um artista plástico, professor de sociologia e artes, Henrique Silveira de Sousa - ou seja como assina em seus trabalhos - Henrique de Sousa. Esse carioca que reside na cidade há 19 anos, permaneceu por horas e horas em um espaço próximo a entrada do anfiteatro, realizando uma intervenção (pintando telas). Os traços e os coloridos chamaram a atenção de todos passavam pelo local. É o artista ao vivo, fora do atelier, pintando ao vivo. A mesma felicidade das pessoas em estar vendo esse processo criativo era ou então maior desse genial artista. Ao Blog do Alex Fraga ele relatou sua satisfação.

"Fui convidado pelos professores Carlos Magno Amarilha e Gicelma Chacarosqui para fazer uma tela, uma intervenção durante o evento. Achei sensacional, porque acredito que a literatura e a arte caminham juntas. Trazendo esse público do ensino médio e as crianças é muito interessante, pois assim elas admiram a literatura, a arte e passam a ter um conhecimento, uma vivência de uma tela sendo pintada na hora. É legal que eles vão dando as ideias deles também e aí aproveito, explico como é todo o processo de construção. Gosto muito desse contato com esse público, porque jovens adolescentes estão ali efervescentes, na flor da idade e têm a cabeça com muitas ideias. Temos que aproveitar essa relação de troca. É a primeira vez que participo de um evento desse na Câmara Municipal e espero participar de outros. Tenho uma parceria com a professora Gicelma Chacarosqui também, mas é mais voltada para pinturas em escolas. Mas, dessa maneira aqui, foi muito boa e os organizadores estão de parabéns", comentou.


Uma das telas, a primeira a ser pintada, foi através de um retrato do idealizador do evento que infelizmente faleceu antes da realização da I FELIT, o jornalista, poeta e escritor douradense, Nicanor Coelho, em no dia 17 dezembro de 2020. Mas o sonho virou realidade. O artista plástico Henrique de Sousa fez renascer lembranças em sua tela para todos que conheceram Nicanor Coelho. E melhor, para aqueles também que não o conheceram. Esse lado criativo faz com que pensamos ainda mais em frases como de Vicente Van Gogh: "Eu tenho natureza, arte e poesia. E se isso não for suficiente, o que é suficiente?. O artista plástico Henrique de Sousa é singular!



49 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Nov 11, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

O trabalho do Henrique é muito lindo!!!

Like

Guest
Nov 10, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Coisa mais linda! Belíssimo encontros de Artes.

Conheci Nicanor pessoalmente. Ser humano incrível!

Like
bottom of page