• Alex Fraga

Dourados - FELIT-MS populariza e valoriza os escritores regionais

O professor Carlos Amarilha, do Grupo Literário Arandu, Carlos Magno Amarilha esteve no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Dourados, vereador Laudir Munaretto entregando o relatório positivo da I Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul (FELIT-MS)’, realizada nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2021, na Casa de Leis do município.

O evento contou com exposição de livros de autores regionais, lançamento de livros, sessão de autógrafos, contação de história, declamação de poesia e palestras sobre a literatura sul-mato-grossense. Foi um evento significativo, de trocas entre artistas, de livros e de poesias e de suma importância para novos leitores e escritores, com a participação de crianças, adolescentes, jovens, que conheceram e reconheceram os escritores presentes em sessão de autógrafos.


A I FELIT-MS alcançou seu objetivo principal que foi a popularização e valorização do livro, da leitura de autores regionais, de incentivar novos leitores de literatura, além de estimular a difundir a produção artística, literária, cultural, intelectual e editorial do estado. Ofereceu também ao escritor regional a oportunidade de participar das sessões de autógrafos da feira, fomentou a literatura junto aos alunos da educação básica (escolas municipais, estaduais e particulares de Dourados-MS). Promoveu o intercâmbio cultural entre todos os segmentos envolvidos no evento e divulgou ícones de pertencimento das identidades sul-mato-grossenses.


Estima-se que pelo menos 100 pessoas, por período (matutino, vespertino e noturno), pararam para conferir algum dos livros apresentados durante o evento. E, assistiram as apresentações culturais, declamação de poesias, lançamento de livros e sessão de autógrafos.


Lançamentos de livros na I FELIT-MS:

- PASSARINHO NO QUINTAL de Suzana Arakaki - ASAS URBANAS de Carlos Amarilha - DO OUTRO LADO DA PORTA de Maria Tereza Aragão (Dourados) - NOS BRAÇOS DO SENHOR de Rose Rosendo (Dourados) - RODA DE TERERÉ com James Jorge Barbosa Flores. Jaminho (Jardim) - FILHA DO VENTO com Neusa Conti Staut - NATALY: O AMOR E O TEMPO de Antônio Araujo - REVISTA JURÍDICA 90. Publicação do curso de Direito e do Grupo Literário Arandu - FOLCLORE EM AÇÃO de Aurineide Alencar (Dourados) - ONÇA PITOCA com James Jorge Barbosa Flores. Jaminho (Jardim) - AUSÊNCIA de Ana Brida - DURA LIÇÃO de Renato Suttana - O PRESIDENTE QUE CAIU DE PARAQUEDAS E OS EFEITOS DA HIPNOTIZAÇÃO: O ANTES E O DEPOIS! de José Carlos de Oliveira Robaldo (Amambai) - EU CONTO PARA NÃO MORRER COMIGO de Rogério Fernandes Lemes (Dourados)