top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Dourados- Ebook “Semeadora de Cordéis”, de Aurineide Alencar é lançado

A escritora, poeta e cordelista Aurineide Alencar lançou na sexta-feira, (22), em Live feita pelo Facebook, seu primeiro livro digital (ebook) intitulado “Semeadora de Cordéis”. Ele conta com 26 cordéis, escritos no dia a dia da escritora, traz a rotina, a família, as memórias e as relações humanas como fonte de inspiração.

Editado por Fernanda Ebling, da Arrebol Editora, o livro também conta com capa do artista plástico Tom Kyo.


“Todo processo de construção do livro se deu a partir de estudos da história do cordel. Quando Aurineide me chamou para esse trabalho, eu vi a necessidade de editar um livro que no momento em que o leitor tivesse seu primeiro contato, o mesmo já, sem ler o título, entendesse que se trata de um livro que traz o cordel. Um verdadeiro cordel gigante”. Ressalta Fernanda. Apaixonada por cordéis desde criança, a escritora passou a escrevê-los já adulta e passou a divulga-los pelas escolas e eventos, tantos locais, regionais quanto nacionais.



“O meu primeiro contato

Que eu pude ter com a escrita

Foi com sete anos de idade

Parece uma obra bendita

Ouvindo verso em cordel

Lido por minha mãe, Dita.


O meu pai, dia de sábado,

Costumava ir para a feira

Sempre trazia um cordel

E eu ficava tão faceira

Pois fui aprendendo a ler

Em forma de brincadeira.


O jogo de fazer versos

Junto com primos e irmãos

Nas noites de lua cheia

Era a maior diversão

Enquanto os pais trabalhavam

Na desbulha de feijão.”


Cordel é vida (Semeadora de Cordéis, 2021)


Contemplada pelo fomento cultural da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº14.017), por meio de Edital de Chamada Pública realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Dourados, além do Ebook, Aurineide vai lançar um EP com três cordéis musicados e ministrará uma oficina.


Sobre a autora



Aurineide Alencar. é escritora, cordelista e trovadora. Nascida em Catolé do Rocha/PB, foi professora das Séries Iniciais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, mais precisamente na cidade de Dourados/MS, onde reside até hoje. É membro de várias academias literárias, dentre elas: Academia Douradense de Letras( ADL), Academia de Letras do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (ALB/MS), Academia Feminina de Letras e Artes do Mato Grosso do Sul (AFLAMS), Academia Literária do Clube da Poesia Nordestina (ALCPN), Academia de Letras de Teófilo Otoni/MG (ALTO), Academia Norte Rio Grandense de Literatura de Cordel (ANLIC), União Brasileira de Trovadores (UBT), Movimento feminino Cordel das Rosas, Acadêmica associada da Academia Latinoamericana de Literatura Moderna(ALLM). É sócia da União de Escritores e Artistas de Tarija/Bolívia e membro e Conselheira fiscal no Instituto Pirâmide. Foi nomeada Embaixadora da Paz: (France & Suisse) e Embaixadora Universal da Cultura pela UNESCO.


Além dos mais de 100 de livretos de cordéis, a escritora lançou os livros.


• Nas veredas do Cordel (2013)

• Vida em Versos (2014)

• Mato Grosso do Sul nas asas do Cordel (2014)

• Pescador de Cantos (2016)

• Embrenhando-se em cordel (2016)

• Dourados vive o Cordel (2020)

• Semeadora de Cordéis (2021)


Antenada nas tecnologias, segue os endereços das mídias sociais da cordelista.


Blog

http://cordelistaaurineide.blogspot.com/


Facebook

https://www.facebook.com/cordelista.aurineide


Instagram

https://www.instagram.com/cordelistaaurineide/


Sobre a Arrebol Editora.


É comandada por Fernanda Ebling e tem o foco em publicar somente escritores regionais do Mato Grosso do Sul. (Por Assessoria)

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page