• Alex Fraga

Dourados – Curta-metragem “Leão do Mar” pode ser visto no canal LAdraK


O curta finalizado em Dourados (Mato Grosso do Sul) “”Leão do Mar”, disponibilizado desde o último sábado (31), um filme de ficção do LAdraK ainda pode ser visto pelo canal no Youtube. Ele tem tem tido significativa circulação nacional e internacional. Os últimos dois meses foram bastante especiais. O filme ganhou Menção Honrosa no Athen's International Montly Art Film Festival, em Atenas, na sequência foi premiado como Melhor Filme de Arte no London International Montly Film Festival, em Londres, e esteve recentemente entre os finalistas no Tokyo International Monthly Film Festival, em Tóquio.


Devido a toda essa repercussão, os diretores Raquel Canário e Iulik de Farias, decidiram disponibilizá-lo no Canal do LAdraK no YouTube, às 20h do MS. O curta-metragem tem 26 minutos e aborda um assunto denso, de extrema importância para a história brasileira: a Guerra de Canudos e Antônio Conselheiro. Não se trata de uma representação histórica, mas de uma experimentação performanceada poeticamente pelos próprios diretores do filme, que também são os atores da trama.

Entre devaneios de guerra, lapsos atemporais, ora jovem, ora beato, ápices fantasmagóricos, Antônio Conselheiro e a Padilha que o acompanha nas andanças pelo sertão canudense, travam uma guerra simbólica em uma montagem de sucessivas rupturas narrativas. Rodado em 2012 e 2013.



O curta é dedicado a Roque Araújo, importante cineasta da Bahia, hoje aos 85 anos dirige o IRA (Instituto Roque Araújo), Memorial do Cinema Brasileiro, em Cachoeira/BA. Na ficha técnica: Direção – Raquel Fernandes Canário e Iulik Lomba de Farias Atuação e Texto – Raquel Fernandes Canário e Iulik Lomba de Farias Produção Executiva – Juliana Lemos Direção de Fotografia – Pedro Félix Câmeras – Pedro Félix e Raquel Fernandes Canário Som Direto – Adriano Rayol Edição e Montagem – Iulik Lomba de Farias Montadores Assistentes – Éthel Oliveira e Gilmar Galache Arte e Figurino – Raquel Fernandes Canário e Iulik Lomba de Farias Produtores Associados – Adriano Rayol e Pedro Félix Assistentes de Produção – Poeta José Américo, Demétrius Abreu e Dão de Gobira. Vale a pena conferir !

45 visualizações0 comentário