Dourados - Cidade respira Literatura e mostra a força da poesia de MS
- Alex Fraga
- 24 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2021
Fotos - Valdenir Rodrigues / CMD

O escritor norte-americano Ray Bradbury escreveu um dia: " Você não tem que queimar livros para destruir uma cultura. Apenas levar as pessoas a parar de lê-los". E nessa contra mão de não deixar de parar de ler livros é que a I Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul, aberta ontem em Dourados está mostrando. O mais interessante de tudo é que o evento do Grupo Literário Arandu, está sendo apoiado pela Câmara Municipal do Município, algo inédito, onde cederam a Casa de Leis para que se fosse organizado esse evento por três dias (detalhe, em uma terça, quarta e quinta-feira).
A abertura contou com a presença do prefeito Alan Guedes, do presidente da Câmara Laudir Munaretto, do membro da Comissão de Cultura da Câmara, vereador Sergio Nogueira, o vereador Elias Ishy de Matos, do presidente da Academia Douradense de Letras, Marcos Cardoso Coelho, do professor e organizador do evento Carlos Magno Amarilha, entre outras autoridades, escritores, poetas, estudantes e público em geral. O evento é em homenagem ao jornalista e poeta Nicanor Coelho que faleceu recentemente e que foi um grande apoiador e incentivador à literatura, principalmente no município de Dourados.
Declamação de poesia com Odila Lange e Emmanuel Marinho deram um ar cultural a mais na noite que teve como palestrante o poeta e ex-presidente da Fundação e Cultura do Mato Grosso do Sul, Athayde Nery que abordou o tema: A literatura e as identidades sul-mato-grossenses. A organização do evento fez questão de entregar uma moldura e flores para a esposa e filho do jornalista. Todas as autoridades presentes foram unânimes em dizer sobre a importância do evento para o município.
PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA
Manhã 8h
Exposição de livros de autores regionais e nacionais Apresentação cultural: "Teia de Poemas" de Nery Fernandes (Dourados). Contação de história: Maria José da Costa Aliender (Sete Quedas). Lançamento de livro: Passarinho no Quintal, com Suzana Arakaki
Tarde 14h
Exposição de livros de autores regionais e nacionais. Apresentação cultural: Maria de Lourdes da Costa (Dourados). Declamação de poesias com Elias Borges (Campo Grande). Teia de Poemas de Nery Fernandes (Dourados). Lançamento de livros. Asas Urbanas, de Carlos Amarilha. A histérica e a outra, de Luciana Mariano.
Noite 19h
Reunião dos escritores da Academia de Letras do Brasil/MS subseção de Dourados. Local: Kikão Restaurante. Exposição de livros de autores regionais e nacionais no salão da Câmara Municipal de Dourados. Apresentação cultural declamação de poesias com Elias Borges (Campo Grande). Lançamento de livros: Do outro lado da porta, de Maria Tereza Aragão (Dourados); Nos braços do Senhor, de Rose Roseando (Dourados) Roda de Tereré, com James Jorge Barbosa Flores. Jaminho. (Jardim). Filha do vento, com Neusa Conti Staut. Mesa literária: A produção cultural em Mato Grosso do Sul: as identidades sul-mato-grossenses. Com Alex Fraga, Luciano Serafim e Carlos Amarilha.
Fotos: Valdenir Rodrigues
Comments