O poeta de Dourados (MS), Carlos Amarilha está com um trabalho extremamente interessante para a cultura literária do Mato Grosso do Sul. É um conjunto de 12 podcasts intitulado “Bovinoletras e Asas Urbanas: poesias da literatura sul-mato-grossense”. Todos narram e declamam poemas que cantam o cheiro do mato, da terra vermelha, dos rios do Estado, os barulhos dos pássaros, lembra o mugido do boi, da vaca dando leite, do tereré, da sopa paraguaia, entre outros ícones de pertencimento das identidades sul-mato-grossenses.
Uma marca dos poemas selecionados é a alegria, até os poemas sociais são como uns toques para a perfeição, para uma sociedade de direitos plenos, em todos os poemas têm uma responsabilidade com a beleza e com o espírito crítico. Os poemas reunidos nos episódios dos podcasts não escapam a criação e criatividade verdadeiramente afáveis da estética poética, do canto pantaneiro e da sociedade fronteiriça.
O objetivo segundo o poeta é de promover a leitura literária, não apenas em livro físico ou e-book, mas também de forma oral, permitindo uma maior acessibilidade de público, de inclusão, além da divulgação de poesias que cantam as identidades sul-mato-grossenses. Os poemas selecionados são do seu próprio livro “Bovinoletras”, que foi contemplado no edital do Prêmio LEIA-MS de 2020 e do livro “Asas Urbanas” de 2019.
Os poemas são marcados pela musicalidade, pela subjetividade, os quais podem ser evidenciados em diversos ambientes, estimulando o exercício da reflexão e da memorização, ao mesmo tempo em que incitam: a oralidade, a criatividade, a imaginação, a iniciação de leituras e gostos literários infinitos. O produto será disponibilizado nas redes sociais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para público em geral.
Bom demais!
Poeta que transcende qualquer coisa
POEMA, retirado do livro Asas Urbanas
SINTONIA
Do mesmo líquido
Que são feitos os sorrisos
Componho compromissos contigo.
...
Dos mesmos componentes
Que são feitos os domingos
Família futebol amigos
São compostos de você comigo.
...
Da mesma química
Que são feitos as segundas feiras
Agitação fila seriedade perspectiva queira
Não solte a minha mão.
...
O coroado rei de mim
Quer revogar a solidão.
HISTORIADOR, POEMÁTICO, CONTEMPORÂNEO.... E MUITOS MAIS.... MAGNO AMARILHA, SEMPRE INOVANDO EM SEUS PORMAS ! ! ! PARABÉNS ....
Poeta inovador, contemporâneo e de um talento singular. O podcast é mais uma sacada do Carlos Magno, o poeta de seu tempo.